EDUCAÇÃO

Ideb mostra avanço bem aquém do esperado para região em desempenho escolar

Resultados foram obtidos a partir de avaliação feita em 2019 Foto: Divulgação TP

* Reportagem originalmente publicada no site Expresso Pampa e gentilmente cedida ao Tribuna do Pampa

Os oito municípios pesquisados pela reportagem do Expresso Pampa – Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul e Pinheiro Machado-, ficaram pelo caminho na busca por superar as metas em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia  aprovação e  desempenho dos alunos em português e matemática. Os resultados foram divulgados hoje (15/set.2020), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. Os resultados são referentes às avaliações feitas no ano passado para o Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino. Escolas particulares não foram avaliadas pela pesquisa.

Como critério de análise, o Expresso Pampa utilizou a nota geral do município em cada quesito, o que inclui as redes municipais e estadual de ensino e também federal, quando existentes na localidade pesquisada. Por esta razão, as diferenças em relação ao desempenho de cada rede poderá ser alvo de investigação em nova reportagem.

Resultados resumidos

No somatório geral, entre os destinos pesquisados, somente Bagé e Hulha Negra alcançaram e superaram as metas do Ideb, ao menos no que diz respeito aos Anos Iniciais.
Em resumo, em relação aos Anos Finais, nenhum dos 8 destinos da região pesquisados pelo Expresso Pampa conseguiram atingir as metas proposta pelo índice.

Na classificação regional, somente Candiota e Dom Pedrito tiveram resultados significativos para o Ensino Médio, enquanto Lavras do Sul e Pinheiro Machado ficaram aquém do esperado e Aceguá, Bagé e Hulha Negra ficaram sem nota. Caçapava do Sul, contudo, foi avaliada, mas não constava a meta do Ideb para o município para o Ensino Médio.

Na ponta do lápis, município por município, Aceguá não alcançou nenhuma meta proposta, enquanto Bagé superou com bom resultado somente a dos Anos Iniciais, ficando atrás nos outros quesitos. Caçapava do Sul não alcançou a meta em nenhum dos quesitos – sendo que um deles estava em branco, não podendo ter efeito de comparação. Candiota também foi avaliada positivamente somente em relação ao Ensino Médio, ficando pra trás no restante do índice, que também foi o caso de Dom Pedrito. Hulha Negra foi bem para os Anos Iniciais, contudo, pecou no restante das metas. Os números mostram ainda que Lavras do Sul e Pinheiro Machado, além de não atingir as metas, têm um longo caminho a trilhar na melhora dos índices da educação básica.

 

Detalhamento – Anos iniciais

O Estado do Rio Grande do Sul registrou avanço, porém insuficiente para atingir as metas para os Anos Iniciais (até o 5º ano do Ensino Fundamental) – nota 6.0 e meta de 6.1. O Estado patina no desempenho e não cumpre a meta desde 2015.

É o mesmo caso de Aceguá, que também desde 2015, não alcança a nota ideal. Na avaliação divulgada na manhã de hoje (15/set.2020), a nota divulgada ficou em 5.7, abaixo da meta de 6.0.

Por outro lado, Bagé ultrapassou a meta de 5.5 e obteve 5.8 na avaliação. A Rainha da Fronteira têm superado as metas do governo federal em termos de desempenho dos Anos Iniciais, sucessivamente, desde 2007.

Caçapava do Sul saiu bem abaixo do esperado no Ideb e teve nota de 5.5, longe dos 6.0 da meta. O município tem patinado na avaliação e não consegue chegar à meta desde 2013.
Candiota também derrapou na avaliação e obteve nota de 5.1, abaixo dos 5.6 estipulados. A Capital do Carvão não consegue ser efetiva no objetivo de cumprir à meta desde 2013.
A Capital da Paz também não consegue superar as metas do Ideb para os Anos Iniciais desde 2015. A nota de Dom Pedrito na avaliação foi de 5.3, aquém dos 5.8 esperados e também abaixo da amostragem de 2017, que apontava nota de 5.4, o que indica piora na qualidade do ensino.
Diferente da maioria, Hulha Negra conseguiu mais uma vez alcançar e superar a meta de 5.5 e teve nota de 5.6. É o segundo resultado positivo consecutivo do município na avaliação, desde 2017.

Outro resultado abaixo do esperado entre os oito municípios da região pesquisados pelo Expresso Pampa é o da Terra do Ouro. Lavras do Sul não consegue chegar à meta do Ideb desde 2011, há nove anos, e na avaliação do ano passado a nota foi de 5.2, aquém dos 5.4 esperados.
Também no lado negativo da tabela, Pinheiro Machado ficou em 4.9, bem abaixo dos 5.4 da meta do Ideb. Porém, a informação mais significativa em relação ao desempenho da Terra da Ovelha no Ideb é que, ao contrário da totalidade dos municípios pesquisados pelo Expresso Pampa, Pinheiro Machado foi o único caso em que a nota recuou em relação à obtida na avaliação anterior, em 2017 (de 5.0 para 4.9, variação negativa de 0.1). Essa queda no desempenho é gradativa e se estende desde 2011, quando a nota era de 5.5, e vem caindo a cada avaliação.

Anos finais

No Estado, o desempenho nos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 5º ao 9º ano) é ainda pior na avaliação do Ideb. O resultado divulgado aponta nota de 4.8, quase 10 pontos abaixo da meta, de 5.6.

A Princesa da Fronteira também não conseguiu atingir a meta de 6.0 estipulada pelo Inep, porém, avançou em relação à avaliação anterior. Se em 2017 teve 5.5, no ano passado Aceguá chegou a 5,7.

Bagé, por sua vez, registrou melhora de 0.5 pontos em relação a 2017, porém, ficou bem abaixo do estipulado. Enquanto o Ideb apontava 5.1 como meta para o desempenho, a Rainha da Fronteira alcançou somente 4.5, ficando 0.6 pontos abaixo do necessário.
A Segunda Capital Farroupilha também ficou abaixo da meta, com nota de 4.1, enquanto o ideal seria 4.9. A despeito do resultado, Caçapava do Sul melhorou em relação a 2017, quando registrara 3.5. O destaque negativo para o município é que não consegue alcançar a meta desde 2009.

Candiota computou melhora na avaliação em relação a 2017 (4.2), alcançando 4.5. Porém, ficou abaixo da meta, de 5.0, para 2019. A Capital do Carvão jamais conseguiu alcançar a meta do Ideb para os Anos Finais, desde que a pesquisa foi implantada.

A Capital da Paz avançou de 3.7 para 4.2 entre 2017 e 2019, entretanto, não foi suficiente para atingir os 4.8 necessários para preencher os requisitos de avanço do Ideb. Dom Pedrito não atinge a meta desde 2009.

A exemplo dos demais, Hulha Negra melhorou o desempenho (de 3.6 para 4.4 em 2019), mas sem atingir a meta de 4.8. O município não têm obtido resultados dentro do parâmetro ideal desde 2013.

Entre 2017 e 2019, Lavras do Sul melhorou a nota, de 3.7 para 4.3, mas ainda sem chegar ao nível esperado para o município no Ideb, de 5.2. Nove pontos abaixo da meta, a Terra do Ouro também jamais chegou a alcançar ou superar os níveis esperados para os Anos Finais do Ensino Fundamental, desde que a pesquisa foi implantada.

Pinheiro Machado também não conseguiu chegar ao nível de avanço necessário, com registro de 4.7, enquanto a meta era de 5.1. Para fazer justiça ao município, vale destacar que a Terra da Ovelha avançou 0.6 pontos em relação à amostragem anterior, o que indica um avanço significativo, ainda que insuficiente.

 

Ensino Médio

Em ralação ao Rio grande do Sul, a base de dados do Ideb apontou que não existiam resultados globais que pudessem ser apresentados e com isso, não teve classificação para o Ensino Médio.

Devido a critérios de análise do governo federal, Aceguá não atingiu o número de resultados necessários para ser avaliada, o que deixou a Princesa da Fronteira sem nota na última avaliação. Em 2017, a nota ficou em 3.1 e a meta de 2019 seria de 3.3.

Foi o mesmo caso da avaliação para Bagé, que não atingiu o número mínimo de participantes para que a rede escolar pudesse ser avaliada. Em 2017 a nota registrada foi de 3.3 e a meta inicial para 2019 seria de 3.5.

Caçapava do Sul alcançou nota de 3.1 para o Ensino Médio, porém, não tinha uma meta estipulada pelo Ideb, conforme consta na página oficial do Inep, pesquisada pela reportagem. A meta para 2021 é de 3.3.

Por outro lado, Candiota alcançou e superou a meta para o Ideb do Ensino Médio na rede pública, com nota de 3.7, 0.5 ponto acima da meta de 3.2. O avanço também foi significativo em relação à pesquisa de 2017, quando atingira 3.0 de nota.

A exemplo da Capital do Carvão, Dom Pedrito também obteve resultado acima da meta de 3.0 do Ideb, alcançado a nota de 3.8 no Ensino Médio.

Em relação a Hulha Negra, o município não alcançou o número de participações necessário para ser avaliado e ficou sem nota. Em 2017, a avaliação foi de 2.3.
Na segunda avaliação consecutiva desde que a pesquisa foi implantada junto às turmas do Ensino Médio, Lavras do Sul, regrediu 0.1 ponto em relação a 2017, com nota de 3.2, abaixo do índice necessário para registrar avanço no Ideb, que seria de 3.5.
O último destino pesquisado pela reportagem, Pinheiro Machado, também ficou abaixo da meta do Ideb, com avaliação de 2.8, valor 0.5 ponto menor que os 3.3 estipulados pelo índice.

 

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