DEVOÇÃO

Iemanjá será festejada em Piratini

Homenagem já é tradição na Primeira Capital Farroupilha

Orixá será homenageada já nesta quinta-feira (1º), em procissão que  passará pelos principais pontos da cidade

Orixá será homenageada já nesta quinta-feira (1º), em procissão que
passará pelos principais pontos da cidade Foto: Divulgação TP

O Balneário Municipal de Piratini será palco para os festejos da Rainha dos Mares, Iemanjá, ou Nossa Senhora dos Navegantes para a religião católica. No local, Iemanjá junto de Oxum, ambas entidades de matriz africana, estão presentes no Espaço Afro-Umbandista Lindor D’Avila Farias, onde é tradicionalmente cultuado os festejos.

O evento é organizado pela Associação Filhos de Iemanjá e anualmente costuma receber a presença de Centros de Umbanda dos municípios de Pinheiro Machado, Capão do Leão e Pelotas. Iemanjá é para a organização, bem como para milhões de brasileiros, a orixá, soberana das águas salgadas, por isso é festejada em muitas religiões, por pessoas de classes sociais e níveis culturais distintos, por isso, o título de padroeira do litoral brasileiro.

Como de costume, para a véspera de sua comemoração, este ano na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, está prevista uma procissão, que deverá sair do Estádio do Clube Guarani e encerrar-se no Balneário Municipal, no Espaço Afro-Umbandista LindorD’Avila Farias. Durante o percurso, que praticamente atravessa os principais pontos da cidade, os adoradores, alguns de carro outros a pé, cantaram cânticos em adoração a orixá. As atividades e oferendas a “mãe dos mares”, continua na sexta-feira (2).

Comentários do Facebook