Impactos e soluções

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O impacto da parada na economia começou a ser sentido por municípios e estado este mês. Não sei se as previsões da Federação dos Municípios se concretizarão, mas a queda prevista será ex­pressiva.

O início do paga­mento aos autônomos e trabalhadores informais, ainda que de pequenos va­lores, será importante para amenizar o problema, não para resolver. E ninguém sabe dizer quando volta­remos a algum patamar de normalidade. Tempos de incertezas.

Nas localidades menores, e o jornal está inserido, principalmente, em localidades com pequenas popula­ções, parece-me que será mais fácil ou menos difícil encontrarmos soluções. Fiquei pensando em algumas.

O meio rural não parou e o consumo de alimen­tos também não. Pode ser até que tenha aumentado a compra de alguns produtos com muitas pessoas fazendo pequenos estoques. Temos muitas pequenas propriedades rurais, considerando que “muitas” com­parando com a região da campanha e o sul do Rio Grande do Sul.

É bem mais barato aumentar a renda de um pequeno produtor rural que conseguir um emprego permanente e bem remunerado para um trabalhador urbano. Este empreendedor/trabalhador rural é um consumidor nos estabelecimentos da cidade.

Neste momento, parece-me que os secretários da agricultura e pecuária dos municípios poderiam pensar ou debater em meio virtual, pela internet, que ações podem ser realizadas para melhorar a renda de pequenos produtores rurais. Experiências anteriores existem, o projeto que melhorou a bacia leiteira em Pedras Altas ou o que viabilizou por algum tempo a produção de melão e tomate irrigados em Hulha Negra.

No momento pós-crise, inovação, criatividade e empreendedorismo serão necessários e fundamentais para o retorno da normalidade, da renda dos indivíduos, das receitas dos municípios, da retomada do cresci­mento econômico.

Em tempos de emergência, a formação de fren­tes de trabalho com remuneração proporcional às horas trabalhadas, para atender um grupo maior de pessoas, podem ser úteis, sempre de forma a colocar o dinheiro público a serviço do coletivo. Bem como o recurso privado.

Algumas comunidades sofrerão forte impacto com a redução das receitas municipais. Nestes momentos, as questões que envolvem as finanças municipais de­vem ser comunicadas de forma que todos consigam entender.

Comentários do Facebook