DEBATE

Em Pinheiro Machado, importância sindical será um dos temas abordados na próxima Noite da Pecuária

O evento tem início às 19h30 no Sindicato Rural e a entrada é gratuita

A Comissão Jovem do Sindicato Rural de Pinheiro Machado anunciou recentemente o fim do período de recesso e de imediato a realização de mais uma edição da Noite da Pecuária. A já tradicional ação busca reunir produtores rurais e profissionais da área para tratar de temas relevantes para o setor. No próximo encontro, marcado para a sexta-feira (13), no sobrado do Parque Charrua, a importância sindical será um dos temas abordados.

Para o grupo, trata-se de aproveitar o espaço inclusive para esclarecer questões aos associados e demais produtores locais. No último ano, com a ausência de chapas interessadas em concorrer à diretoria da entidade, o Sindicato Rural de Pinheiro Machado esteve prestes a fechar as portas. O fato somente não aconteceu diante da formação de uma Junta Governativa – que integra o quadro até meados de agosto de 2020. “O Sindicato Rural de um município é a representatividade daquele grupo de produtores. Questões como a decisão sobre a retirada ou não da vacina contra a febre aftosa estão a cargo dessas entidades. Nossa preocupação é que os pinheirenses – tão importantes para o desenvolvimento da pecuária em nível de Estado – não tenham mais voz”, disse Marina Vasconcellos, membro da diretoria da Comissão Jovem.

Na oportunidade, a reunião também agrega uma profissional para tratar sobre o manejo de cães protetores de rebanhos ovinos: a zootecnista Roberta Farias Silveira vai contar sobre um projeto que desenvolveu com cães maremanos. “Essa escolha vem de encontro ao tema da nossa penúltima Noite da Pecuária que fez um grande sucesso e que tratou sobre a (in)segurança no campo. Além das ações policiais, buscamos alternativas em que o próprio produtor possa executar e são de extrema valia para combater os ataques – tanto humano quanto de outros predadores. Em resumo, desde que treinados e introduzidos adequadamente aos rebanhos, os maremanos servem como cães de guarda e se tornam parte da manada”, explicou Marina.

Conforme o grupo pinheirense lembrou ao TP, o papel das Comissões Jovens também será brevemente abordado entre as duas temáticas já citadas. A atual gestão começou o trabalho em setembro e participou dos últimos meses de organização da 36ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). Entre as ações promovidas, o 1º Concurso de Lotes do “Rematão” e o 1º Concurso de Fotografia de Ovinos fizeram parte da programação oficial do evento. Para 2020 já trabalham com novas parcerias e no desenvolvimento de um projeto que atende o público escolar – buscando fomentar profissões ligadas ao campo.

PROGRAMAÇÃO

Importância sindical – Luis Fernando Cavalheiro Pires (Assessor da presidência da Farsul)
Papel das Comissões Jovens – Rafael Leal de Macedo (Presidente da Comissão Jovem da Farsul)
Manejo de cães protetores de rebanhos ovinos – Roberta Farias Silveira (Zootecnista, doutoranda em Comportamento e Bem estar animal e idealizadora do projeto “Maremano Sul”)

Comentários do Facebook