TRIBUNA DO PAMPA

Impresso e digital mudam para valorizar ainda mais os leitores

Em tempos de notícias falsas (as chamadas fake news), o jornalismo de credibilidade precisa ser valorizado

site novo

Há cerca de cinco meses que o jornal Tribuna do Pampa vem preparando uma série de mudanças tanto no impresso quanto em sua versão digital. O objetivo das alterações – que não são tão profundas assim, porém significativas -, visam principalmente valorizar a relação do jornal com os seus assinantes e leitores – que são as pessoas que ajudam, substancialmente, a manter o veículo em funcionamento. “Há uma falsa ideia hoje em dia, de que jornalismo deve ser gratuito. Mas a pergunta que fica é que tipo de jornalismo as pessoas querem?”, questiona o diretor e editor do TP, João André Lehr.

institucionalLOGO E IMPRESSO – A primeira mudança e mais importante do ponto de vista visual é a nova logomarca. Concebida pelo designer gráfico pinheirense Tiago Fagundes, da Tri Comunicação, a nova logo traz mais leveza e modernidade, além de valorizar a abreviatura TP.

Segundo o designer, a ideia foi modernizar a marca sem perder a essência já existente no jornal. “Com traços e tipografia mais modernos, buscamos desenvolver uma nova marca que se adapte as mais diversas aplicações e formatos, utilizando inclusive uma versão reduzida com as iniciais do jornal (TP), que poderá ser vista em aplicações web e como ícone. A cor azul, principal tonalidade da nova marca, não foi escolhida por acaso. Significa a principal qualidade que um bom jornal busca transmitir: confiança”, explica Tiago.

O jornal impresso, além de ter ganhado já há um mês, maior volume com páginas coloridas nas edições de sextas-feiras, também as matérias principais possuem diagramação com infográficos, chamando mais atenção do leitor. “No jornal impresso, o nosso jornalismo vai priorizar as reportagens mais de fundo, além de buscar novos colunistas, no sentido de pluralizar as opiniões”, destaca João André.

DIGITAL – Desde que foi colocado no ar, em julho de 2016, o site do jornal é pioneiro na região em termos de jornalismo, trazendo informações em tempo real e não apenas reproduzindo o que é publicado no impresso. Esta dinâmica deve continuar e melhorar.

Novas funcionalidades foram implementadas pela empresa Domínio Marketing Digital, de Esteio (RS). Dentre elas é a possibilidade de assinaturas por boleto bancário.

Além disso, a partir de agora, quem não for assinante terá acesso restrito à página, quando cada IP (Internet Protocol, na sigla em inglês) poderá abrir apenas três abas mensalmente, ou seja, cada dispositivo (desktop, tablet ou celular) terá esta limitação. “Nossa ideia é não restringir totalmente o acesso e sim limitar, com objetivo de valorizar quem nos prestigia e contribui para que possamos trazer as informações de interesse de nossas comunidades com credibilidade e agilidade, pois jornalismo com profundidade e feito por profissionais custa dinheiro”, pondera o diretor do jornal.

Ele destaca que a chamada monetização dos sites de notícias apenas com publicidade é algo distante, ainda mais nas comunidades onde o jornal atual, com um comércio restrito e incipiente. “Vender publicidade na internet ainda é um desafio”, comenta.

Os valores das assinaturas digitais seguem os mesmos, sendo praticamente simbólicos a R$ 5,90 mensais (com cartão de crédito) ou anual a R$ 80 ou bianual R$ 140 (essas na modalidade boleto bancário).

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