ABASTECIMENTO

Inaugurada estação que garante água para 20 anos em Candiota

Produção mais que triplica, passando de 18 para 60 litros por segundo

Corte da fita e descerramento de placa marcaram a inauguração da ETA

Corte da fita e descerramento de placa marcaram a inauguração da ETA Foto: Fotos: J. André TP

A Prefeitura de Candiota e a UTE Pampa Sul inauguraram na tarde da última sexta-feira (22) – véspera do aniversário de 26 anos da cidade, a nova estação de tratamento de água (ETA) na Cidade de Candiota (sede do município). “Estamos entregando um grande presente de aniversário a nossa população”, assinalou o prefeito Adriano dos Santos durante a solenidade.

Marcos Figueira, Adriano dos Santos e Andréia Rangel brindaram  com a água produzida pela nova ETA

Marcos Figueira, Adriano dos Santos e Andréia Rangel brindaram
com a água produzida pela nova ETA

O evento aconteceu junto a nova estação, que fica localizada nos fundos do núcleo habitacional Residencial Candiota – anexa a antiga ETA.

Já em funcionamento há cerca de 30 dias, a nova estrutura foi patrocinada pela UTE Pampa Sul e teve um custo de R$ 1,85 milhão, fazendo parte do plano de compensação ambiental pela construção da nova usina. A ETA possui capacidade de produção de 216m³ de água tratada por hora, ou 60 litros por segundo. Isso equivale a algo em torno de 216 mil litros a cada 60 minutos, sendo produção suficiente, segundo os técnicos, para abastecer uma cidade de cerca de 50 mil habitantes e garantindo no mínimo uma produção para os próximos 20 anos.

Para se ter uma ideia, como citou o prefeito Adriano durante o evento, antes a antiga estrutura produzia 18 litros por segundo e a nova 60, ou seja, quase três vezes e meia mais. “Hoje nós começamos a dar mais um passo importante no processo de melhoria de nosso sistema de água, que ainda é obsoleto. Temos muito ainda que investir e melhorar, inclusive na parte de distribuição”, pontuou.

Vice-prefeito Gil Deison Pereira entregou uma placa em agradecimento a UTE Pampa Sul

Vice-prefeito Gil Deison Pereira entregou uma placa em agradecimento a UTE Pampa Sul

Lembrando os esforços que o governo está fazendo, Adriano reforçou o entendimento, inclusive da Câmara de Vereadores, que aprovou a legislação para a instalação de hidrômetros, que, segundo ele, é mais um passo na direção de se ter água com excelência na cidade. “Pinheiro Machado, que possui mais população que nós, consome bem menos água em função da hidrometria”, comparou.

A presidente do Legislativo, Andréia Rangel (MDB) parabenizou, durante a solenidade, a administração, a UTE Pampa Sul e a comunidade pela importante obra que estava sendo inaugurada. O gerente de Obras da nova usina, Marcos Figueira, disse que era uma honra para a empresa participar de um momento como aquele. “Esse é um projeto de responsabilidade social, que sai do discurso e se transforma em prática”, afirmou.
A nova ETA, que é toda automatizada, já abastece o maior núcleo urbano da cidade, bem como, em breve irá fornecer água tratada para a Vila Residencial e assentamentos.

Após o corte da fita inaugural e o descerramento de uma placa, os presentes, entre eles, autoridades municipais como secretários de governo e vereadores, bem como, pessoas da comunidade, puderam conhecer as modernas instalações da nova estação.

 

Técnico explica o funcionamento automatizado da nova estrutura

Técnico explica o funcionamento automatizado da nova estrutura

 

Autoridades e pessoas presentes conheceram toda a estrutura

Autoridades e pessoas presentes conheceram toda a estrutura

Comentários do Facebook