CIDEJA

Inclusão de carne ovina na merenda escolar é tema de reunião em Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A reunião tratou da inclusão da carne na merenda escolar Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Com o intuito de incluir a carne de ovelha na me­renda escolar de todos os municípios do Consórcio Público Intermunicipal de De­senvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), na tarde da última quarta-feira (13), Mário Alfredo de Lima e Solano Cardoso, do Núcleo de Criadores de Ovinos de Pinheiro Machado, estiveram reunidos com o presidente do Consórcio e prefeito de Candiota, Adriano dos Santos.

Em conversa com o TP, Solano contou que a reu­nião possibilitou encontrar mais dois fortes aliados e defensores da ovinocultura: o secretário de Agricultura, Ataídes da Silva, e o médico veterinário, Paulo Ricardo Motta. “Continuo defenden­do que venhamos a incluir a carne de ovelha na merenda escolar, porque precisamos formar novos consumidores deste prato”, disse.

De acordo com o pre­feito Adriano dos Santos, des­sa vez o debate se voltou para Candiota após ser discutido a nível de Cideja. “Nós temos alguns produtores interessa­dos na venda e produção de carne ovina, inclusive esta­mos investindo em matrizes para fortalecermos essa linha de produção da ovinocultura no nosso município”, pon­tuou.

Segundo contou para a reportagem, além dessa, a ideia é também adquirir fran­go caipira para o consumo nas escolas. Conforme informou, uma conversa foi realizada com a secretária de Educação, Giselma Pereira, e a nutricio­nista, Luciana Souza, para estudarem a possibilidade de colocação já no edital de 2019 da merenda escolar.

Para Solano, o resul­tado da reunião foi extre­mamente satisfatório. “Saio deste encontro com muito otimismo e reforço que temos uma estrutura excelente, com todos os pré-requisitos neces­sários para absorver toda a produção de ovelha da região. Diante dessa parceria com o Cideja, é possível dizer que o Abatedouro Cacimbinhas já é regional”, destacou o sócio­-diretor do Núcleo.

Comentários do Facebook