EDUCAÇÃO

Iniciam aulas do 4º ao 9º ano na Escola Seival

Comunidade escolar segue pleiteando separação de turmas do 1º ao 3º anos

Na escola, só entraram professores na manhã de quinta-feira (27) Foto: Divulgação TP

Conforme já havia sido anunciado ao Tribuna do Pampa pela coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Miriele Barbosa Rodrigues, durante entrevista, a possibilidade de desenturmação de turmas da Escola Estadual Seival, não está prevista.

Isso porque, segundo a gestora de Educação, havia um baixo número de alunos e evasão escolar ao longo do ano letivo. Ela ressaltou também, que a medida era permitida em razão da escola Seival ser considerada rural. “Se não ocorrer enturmação, a escola corre risco de fechar no próximo ano em razão da baixa quantidade de alunos e o alto custo em manter a escola aberta”, explicou a coordenadora na ocasião.

A declaração foi novamente proferida pela coordenadora durante uma reunião, em Bagé, com as representantes do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola, que estavam acompanhadas de pais e alunos e ficaram mobilizados em frente a 13ª CRE.

Ao TP, a presidente do CPM, Deise Dias, disse porém, que a luta pela desenturmação de turmas de 1º ao 3º amo continua. “A reunião foi o que esperava, recebi um não. A coordenadora alega que se separar as turmas ano que vem começa fechar as turmas. Não vai fazer a desenturmacao e não vai abrir os dois turnos. Recebemos o apoio da presidente da Câmara de Candiota, Fernanda Santos, que se colocou à disposição e esclareceu dúvidas junto a advogada do Legislativo. Não vai ser fácil, mas estamos esperançosos, estamos recebendo diversos apoios”, relatou.

OUTRAS AÇÕES – Estava prevista para esta segunda-feira (2), após o fechamento desta edição, uma audiência na Câmara de Vereadores para busca de apoio e para esta terça-feira (3), uma audiência com a direção da escola em Porto Alegre. Uma ação também já foi ajuizada no Ministério Público.

MOBILIZAÇÃO – No dia 27 de fevereiro, data prevista para início das aulas, as salas de aulas permaneceram vazias. Pais e alunos se mobilizaram com faixas e bloquearam a entrada do educandário. A ação já havia sido anunciada por pais de alunos em razão das medidas adotadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), reduzindo um dos turnos da escola e adotando o sistema de enturmações. Nesta segunda-feira (2), alunos do 4° ao 9° ano retornaram as aulas, porém os de 1º, 2º e 3º anos, ainda não estão sendo levados pelos pais.

Comentários do Facebook