TRADICIONALISMO

Invernada Mirim de Pinheiro Machado busca vaga no Desafio Farroupilha 2019

O grupo Alma Gaúcha conta com a interação do público nas redes sociais para se classificar

Até o momento, a Alma Gaúcha é a única representante de Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

Em sua sexta edição, o Desafio Farroupilha, o reality de danças tradicionais da RBS TV, pode contar com um grupo representando a cidade de Pinheiro Machado. Para isso acontecer, a Invernada Mirim Alma Gaúcha, do CCTG Lila Alves, conta com o apoio da comunidade local e da região para que interaja na publica­ção divulgada no Facebook da instrutora Amanda Gon­çalves, curtindo, comparti­lhando e/ou comentando. A primeira fase se encerra no dia 27, quando vai ser divul­gado o resultado da triagem.

Integrantes da invernada dançaram com os alunos da Apae Foto: Divulgação TP

O VÍDEO Os 26 integrantes da invernada mirim, todos entre 6 e 12 anos de idade, há algumas semanas reuni­ram cerca de 300 pessoas na escola São João Batista, localizada a cerca de 30km da sede do município. Para participar da primeira eta­pa do Desafio Farroupilha, buscando chamar a atenção dos jurados e da produção do programa, a proposta era uma gravação resgatando brincadeiras antigas.

Para o TP, Amanda detalhou como foi desenvol­vida a ação que contou com a participação dos alunos, funcionários e moradores daquela localidade, além da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da banda da escola Manoel Lucas Prisco. “Como a ideia era divulgar um brinquedo antigo e depois viria o tema da solidariedade na próxima etapa do desafio, resolvemos desde já incluir a Apae nessa ação. A partir disso, surgiu ainda a ideia de ir até o São João Batista, que é uma esco­la que não tem o acesso dos que estudam aqui na sede do município tem, para levar a dimensão da tradição gaúcha e da nossa cultura”, destacou a instrutora.

Conforme contou, a brincadeira escolhida para mostrar no vídeo foi o pé de toco, o qual todos podem fazer em casa. “Tudo isso foi muito gratificante e veio a somar para ambos os la­dos – tanto para o grupo da invernada, que nunca tinha ido em uma escola rural, onde as crianças passam o dia lá estudando, se deslocam quilômetros de casa e tem essa realidade diferente da que eles estão acostumados, quanto para os alunos do São João Batista. Foi uma verda­deira troca de experiências e o envolvimento de todos eles foi 100%”, disse.

Ainda segundo o rela­to de Amanda, orgulhosa dos pequenos dançarinos, a inten­ção foi de realmente agir de modo natural e proporcionar uma experiência integrativa e divertida para todos os envolvidos. Para a produção, de acordo com a própria instrutora, não foi utilizado nem mesmo microfone. “O que ia acontecer lá ninguém sabia, eu nem imaginei que ia ser tão grandioso como foi, que ia ter tanta gente envol­vida. Foi tudo de modo bem simples, sem microfone, de modo bem rural mesmo para que nós pudéssemos retratar o que nós somos, como era esse brinquedo antigo, como eram as pessoas antigamente, como são as nossas danças hoje e envolver todos que estavam lá”.

O pé de toco foi a brincadeira escolhida para divulgar no vídeo Foto: Divulgação TP

SAIBA MAIS Há dois anos a Invernada Mirim Alma Gaúcha conta com o apoio do coreógrafo Juarez Paiva, do DTG Tropeiros do Ouro Negro, da cidade de Cacho­eirinha, que participou do Desafio Farroupilha em 2018. Esse ano, conforme contou Amanda para a reportagem, veio a ideia do grupo pinhei­rense também participar. “Ele lançou a ideia, as crianças já abraçaram a causa e surgiram os assuntos de incluir a Apae e de divulgar esse brinquedo que era o pé de toco, o qual eles já conheciam”, disse.

Para ela, o resultado da ação alcançou muito mais que suas expectativas. “Isso gerou nas crianças uma soli­dariedade enorme e a vontade deles poderem seguir difun­dindo esses valores, que é muito mais que um grupo e o que se aprende dentro de um CTG, é um ensinamento que eles vão levar para o resto da vida”, destacou.

Segundo a instrutora, ter a oportunidade de entrar para o Desafio Farroupilha, mesmo que nessa primeira fase, já foi uma experiência inexplicável. “Ver a conclu­são desta ação, que foi a pri­meira de uma sequência, ver o sorriso dos alunos da Apae e a alegria das crianças do gru­po foi realmente mágico. As únicas palavras que definem esse momento são orgulho e emoção”, disse.

Ainda conforme lem­brou, para colaborar com o Alma Gaúcha, é preciso interagir no vídeo publicado no seu próprio Facebook (Amanda Gonçalves), curtir, compartilhar e comentar para ganhar visibilidade. “Conta­mos com toda a população pinheirense, da região e com os leitores do Tribuna do Pampa para se engajarem nessa caminha, divulgando o nosso vídeo no Facebook. É através dessa rede social que serão selecionados os 10 grupos que participarão do Desafio Farroupilha na primeira triagem e depois os quatro finalistas”.

ENTENDA Para partici­par, invernadas mirins do Rio Grande do Sul devem realizar as postagens com a hashtag #DesafioFarrou­pilha2019 até o dia 26 de julho. Com base na abran­gência e criatividade dessas campanhas em redes sociais, serão pré-selecionados dez grupos para uma votação, via G1-RS, a serem anun­ciados no dia 27 de julho, durante o Festmirim, em Santa Maria.

Nesse dia, começa a votação popular que vai, então, escolher as quatro invernadas participantes do reality. A votação vai até as 12h do dia 15 de agosto, data em que, à noite, esses finalistas serão conhecidos em Tenente Portela, durante o “Baile do Desafio Farrou­pilha”, com a participação de todos os jurados.

Os quatro grupos se­lecionados terão duas tarefas: a primeira delas será dançar para os jurados, no dia 6 de setembro, no 35 CTG, em Porto Alegre, onde acontece, nos dias 7 e 8 de setembro, o Festival Pioneiro da Tradição (um rodeio artístico nas mo­dalidades danças tradicionais gaúchas e de par).

Comentários do Facebook