TRADICIONALISMO

Invernada Raízes da Tradição busca apoio do Legislativo pinheirense

Com o entendimento dos vereadores, o rodeio artístico deve passar a fazer parte do calendário oficial do município

A tradicionalista destacou o empenho do grupo em promover a cultura gaúcha
e a necessidade de receber apoio do Poder Legislativo Foto: Gislene Farion TP

Durante a sessão or­dinária da última terça-feira (30), na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, a ins­trutora responsável pelas coreografias da invernada Raízes da Tradição esteve presente no espaço Tribuna Livre. Na oportunidade, Julia Graziela Azambuja falou sobre a dedicação do grupo em manter viva a cultura gaúcha e também pediu apoio dos parlamen­tares para a promoção de eventos.

Conforme contou, em 2018 a invernada pro­moveu a primeira edição do Rodeio Artístico Iart da Dança e reuniu mais de 4 mil pessoas no CCTG Lila Alves. “O rodeio artístico dentro do movimento tradicionalista veio para fomen­tar, difundir e orientar as crianças para o desenvol­vimento da arte campeira e cultural. É um espaço onde eles declamam, dan­çam danças tradicionais do Estado, danças de salão e também participam nas modalidades de canto, trova, poesia e todas as manifestações espontâneas que o Rio Grande do Sul traz”, explicou Júlia.

Com o sucesso logo na estreia do evento, que já é tradicional no município vizinho de Candiota, o gru­po firmou o compromisso com os tradicionalistas de promover logo a segun­da edição. “Em nome do grupo Raízes da Tradição, com aporte do CCTG Lila Alves, selamos o compro­misso com a comunidade de entregar um evento ofi­cial e que a partir dali seria com o nosso comprometi­mento feito anualmente”, disse.

Na última semana, o grupo mirim fez a sua primeira apresentação na categoria juvenil Foto: Gislene Farion TP

Para isso, a tradi­cionalista disse que é ne­cessário o apoio do Poder Legislativo, inclusive para incluir o evento no calen­dário oficial do município. “Precisamos de política cultural para poder sobre­viver. Nós temos sim que vir até aqui e não esperar que os senhores vão até nós. Precisamos vir aqui e falar dos nossos anseios e das nossas vontades. É por isso que viemos soli­citar ajuda financeira para a realização desse evento que se propaga com uma grande atividade cultural e artística dentro CCTG Lila Alves”. Em um discurso forte, Julia lembrou aos parlamentares que a histó­ria deles é igual a de cada um dos que ali estavam e que a cultura tradicionalis­ta também se faz de uma maneira bem simples.

Diante do apelo, o presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Gar­cia (PDT), de imediato destacou que a proposição de incluir o evento no ca­lendário de eventos de Pi­nheiro Machado é algo que certamente terá o apoio de todas as bancadas. Em se­guida, Jaime Lucas (MDB) ainda sugeriu que seja feita uma devolução de recursos para o Executivo, como já realizado em algumas ou­tras situações, e ele faça o repasse para colaborar com a realização do evento.

Comentários do Facebook