Investimentos em Educação 2

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*Marco Antônio Ballejo Canto

Na semana passada mostrei, dividindo o inves­tido em educação pelo número de alunos na rede municipal de ensino, que o investimento por aluno da rede municipal de Candio­ta, no ano de 2019, foi R$ 17.518,14. Ressaltei que não tenho alguns dados e que valores podem ter sido utilizados não apenas para a rede municipal. Arredon­dando, sem receio de errar para menos, o investimento municipal de Candiota foi de R$ 15.000,00 por aluno da rede municipal de ensino em 2019.

Encontra-se estudos que mostram que na rede privada de ensino do Rio Grande do Sul, o valor médio pago pelos alunos, no ano de 2019, ficou abaixo de R$ 10.000,00. Logo, o município de Candiota investe valo­res que fariam a felicidade da maioria dos gerentes de escolas privadas do Rio Grande do Sul.

Em se tratando de percentual da receita investida em educação, tudo bem. Em se tratando de investimento por aluno, excelente. E os resultados?

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Na­cional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Tei­xeira – INEP-MEC, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) médio das escolas privadas do Brasil foi de 7,1 para os anos iniciais e 6,4 para os anos finais do ensino fundamental. No Rio Grande do Sul, o IDEB médio das escolas privadas foi de 7,5 para os anos iniciais e 6,6 para os anos finais do ensino fundamental, um pouco melhor que a média brasileira. Em Candiota, o IDEB foi de 4,7 para os anos iniciais e sem nota para os anos finais do ensino fundamental, embora uma es­cola municipal tenha sido avaliada neste quesito. Duas escolas municipais foram avaliadas em 2019, a EMEF Neli Betemps, apenas as séries iniciais, com IDEB 4,4, e a EMEF Santa Izabel, com IDEB 5,5 para os anos iniciais e 4,1 para os anos finais.

Todos nós sabemos que os alunos das escolas pri­vadas têm uma estrutura financeira familiar que permite melhores condições de estudo, em casa, que têm os alunos das redes públicas. Na média, os pais dos alunos da rede privada de ensino têm mais anos de estudo que os pais dos alunos da rede pública. São dois fatores importantes, e não são só estes, que levam os alunos da rede privada a obterem melhores desempenhos que os alunos das redes públicas. Porém, o investimento financeiro de Candiota bem superior ao que a média da rede privada tem por aluno, justifica a exigência, por parte da sociedade, de resultados melhores.

Por outro lado, em Hulha Negra, na rede pública municipal de ensino, o IDEB para as séries iniciais, 5,4, e para as séries finais, 4,5, são melhores que os de Can­diota com menos da metade do investimento por aluno.

Alguns elementos para o debate político, não esquecendo que o desempenho de Candiota em anos anteriores nunca foi destaque regional.

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