Investimentos em Educação 3

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Tenho escrito sobre investimentos em educação e abordado mais detalhadamente Candiota que investe valores expressivos por aluno com retorno que não é razoável, considerando o investimento, conforme avaliação do IDEB. Mostrei também que o município com a menor rede de atendimento no ensino básico é Candiota, proporcionalmente à população, comparando com Hulha Negra e Pinheiro Machado.
O debate político em Candiota deve levar em consideração a melhoria da qualidade do ensino e a necessidade de ampliar a oferta de escola municipal para atender os jovens da comunidade. Candiota é o único município novo (criado nos últimos trinta anos na região) que não possui escola de ensino fundamental na sede do mesmo, local de maior população entre os quatro locais com perfil urbano de Candiota, sede, João Emílio, Vila Residencial e Vila Operária. A Escola Municipal Monteiro Lobato, em Hulha Negra, tem o mesmo número de alunos no ensino fundamental que todas as escolas municipais de Candiota juntas.
Em Hulha Negra e Pinheiro Machado, o fato haver recursos financeiros limitados não justifica o desempenho pouco elogiável que os municípios têm na avaliação do IDEB. Em ambos os municípios o desperdício de dinheiro público na área de educação é bem expressivo. Não há, em 2020, como continuarmos acreditando que escolas estaduais e escolas municipais devam continuar competindo. Nada justifica uma escola estadual na frente de uma escola municipal. Na frente é um exagero, mas é para ressaltar. Nem escolinhas com muitos professores e poucos alunos.
No Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Ceará, mais de 99% dos alunos dos anos iniciais da rede pública do ensino fundamental estudam em escolas municipais. Apenas o Acre, com 45,1%, possui mais alunos nas séries iniciais do ensino fundamental nas redes estaduais de ensino que o Rio Grande do Sul, 42,8%, em escolas municipais, 45,1%, os demais em escolas privadas ou federais. Enquanto no Ceará, 98,9% das redes municipais de ensino atingiram a meta, no Rio Grande do Sul apenas 52,7% dos municípios atingiram a meta para os anos iniciais do ensino fundamental.No Ceará, nos anos finais do ensino fundamental, apenas 2,8% dos alunos da rede pública estudam na rede estadual de ensino. O Rio Grande do Sul, conforme o IDEB, ficou em 9º lugar no país, nos anos iniciais do ensino fundamental, e em 15º lugar nos anos finais do ensino fundamental.São Paulo, estado que possui os melhores indicadores do país, para as séries iniciais e para as séries finais do ensino fundamental, está num processo de municipalização do ensino fundamental.
A municipalização do ensino fundamental é um tema que fará bem se estiver no centro do debate dos candidatos nas próximas eleições.

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