BAGÉ

Jovens se reúnem para a 2ª etapa da Escola da Juventude da Pastoral

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Encontro aconteceu na no salão da Comunidade Imaculada Conceição

Encontro aconteceu na no salão da Comunidade Imaculada Conceição Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de refletir acerca da história da Pastoral da Juventude, sua realidade e missão, durante os dias 4 e 5 de agosto, se reuniram no Salão da Comunidade Imaculada Conceição, em Candiota, cerca de 30 jovens das cidades de Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Rosário do Sul e Santana do Livramento.

O encontro contou com a participação da assessoria de Rocheli Koralewski, da diocese de Erechim, que contribuiu com as reflexões, levando ao grupo uma síntese da história da PJ, a qual foi refletida, estudada e rezada sob as luzes da Palavra de Deus e as vivências e experiências de cada jovem que hoje compõem os grupos de base da juventude pejoteira.

As atividades do primeiro dia de atividades foram encerradas a noite com a Celebração da Vida das Mulheres, muitas Marias e não Marias, que ao longo da história foram Sal da Terra e Luz do Mundo, contribuindo para a construção da caminhada da igreja no Brasil, especialmente da caminhada PJ, bem como das identidades pessoais dos participantes.

De acordo com a agente da Pastoral da Juventude Diocese de Bagé Michele Corrêa, “foi também um momento especial de recordar as mulheres de nossas vidas, bisavós, avós, mães, irmãs, tias e tantas mulheres que resistiram e resistem a todo tipo de violência, alicerçadas na fé e no amor ao reino de vida plena para todas. A partir das partilhas e memórias de tantas mulheres que nos inspiram, também lembramos as mulheres que sofrem violências, são silenciadas, violentadas, agredidas, assassinadas. Lembrando os absurdos números de violência contra as mulheres, a juventude assumiu o compromisso missionário de defesa e promoção da vida de todas as mulheres”, relatou a agente.

Na manhã de domingo, iniciaram as atividades com recordações das vivências do dia anterior para celebrar a Comunhão Eucarística junto a Comunidade Imaculada Conceição, que fraternalmente acolheu a todos. Logo após a celebração foi realizada a apresentação da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher, assumida em nível nacional pela PJ, que tem por objetivo, realizar uma campanha profética, de abrangência nacional, em torno da discussão e do enfrentamento aos ciclos de violência contra as mulheres, que envolvem diversas dimensões, como de gênero, doméstica, familiar, física, institucional, intrafamiliar, moral, patrimonial, psicológica, sexual e a midiática.

A campanha está sendo refletida nos mais diversos níveis da Pastoral, onde estão sendo traçados estudos e reflexões para ações concretas nos espaços de atuação e incidência social a serem realizadas ao longo do ano de 2019.

Por fim, Michele destaca que “diante dos desafios atuais impostos pela mudança de época, crise econômica, política e social e conflitos que atingem as realidades juvenis, os grupos de base da Pastoral da Juventude Diocese de Bagé se sentiram desafiados a realizar um mergulho na história da pastoral, sua origem, caminhos percorridos, protagonismo e protagonistas, de maneira que seja possível uma atualização de sua identidade e missão diante da realidade diocesana”, conclui.

Comentários do Facebook