ELEIÇÕES 2018

Julgamento de ação eleitoral contra Divaldo e Luis Augusto Lara já tem data, segundo site

Luis Augusto Lara preside o Parlamento gaúcho Foto: Divulgação TP

A família Lara, de Bagé, está vivendo nas últimas semanas, uma série de dissabores políticos e jurídicos. Após o afastamento por 180 dias do prefeito da cidade, Divaldo, acusado pelo Ministério Público de fraude em licitações e outros supostos crimes contra o erário público, na semana passada houve a suspensão do resultado da eleição do Conselho Tutelar do município sob denúncia de um possível abuso de poder político, em que a primeira colocada no pleito foi a irmã do prefeito afastado, Suzete Lara.

Agora, o aborrecimento do momento é que o processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – em que além de Divaldo, o outro irmão, o deputado estadual Luis Augusto, que preside a Assembleia Legislativa, é réu também -, teve sua data de julgamento marcada para a próxima segunda-feira (21), às 13h30.

A informação divulgada na tarde desta segunda-feira (14) pelo site GaúchaZH, diz que os desembargadores do TRE irão julgar se os irmãos cometeram abuso de poder político, econômico e de autoridade na eleição do ano passado, quando Luis Augusto foi eleito deputado estadual para o sexto mandato consecutivo.

Ambos são réus em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por suspeita de coagir servidores e usar a máquina do município em favor da campanha do deputado. Segundo o jornal, eles negam as acusações. O julgamento foi incluído na pauta do TRE-RS após 10 meses de tramitação do processo na Corte. No site do Tribunal ainda não consta o julgamento.

Ainda de acordo com a GauchaZH, na ação, o MPE apresenta depoimentos de testemunhas, atos oficiais do prefeito, áudios de conversas via WhatsApp e interceptações telefônicas para sustentar a acusação. Conforme a publicação, ao final de 61 páginas, o procurador federal Luiz Carlos Weber pede a cassação do mandato do deputado e a inelegibilidade dele e de Divaldo por oito anos.

Luis Augusto Lara foi o deputado mais votado do PTB na última eleição, com 56.396 votos. Seu melhor desempenho foi justamente em Bagé, onde fez 20.836 votos (36% da sua votação total).

Comentários do Facebook