QUESTÃO ENERGÉTICA

Lideranças participam da cerimônia de abertura do Seminário de Energia em Candiota

A programação para debater o futuro da geração de empregos e da soberania energética se estende até sábado (28)

Lideranças políticas e representantes de empresas da região estiveram no ato oficial Foto: J. André TP

A manhã desta sexta-feira (28) foi marcada pela abertura da sexta edição do Seminário Internacional de Energia para o Desenvolvimento, que acontece até sábado (28), no Centro Cultural de Candiota. O evento que visa discutir a questão da energia em toda a região sul do país, neste ano, aborda o futuro da geração de empregos e da soberania energética.

Estiveram presentes no ato oficial lideranças como os prefeitos Adriano dos Santos (Candiota), Renato Machado (Hulha Negra), Savio Prestes (Lavras do Sul) e a representação do vice-prefeito Manoel Machado (Bagé); o deputado federal Afonso Hamm (Progressistas); representantes do Legislativo local, Fabrício Moraes (MDB) e Guilherme Barão (PDT); o coordenador do curso de Engenharia de Energia da Unipampa e um dos organizadores do seminário, Hélvio Reck; Paulinho Parera, representando o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi e o deputado federal Paulo Pimenta (ambos do PT); Gildo Feijó (CRM); Jaci Coelho (Coopersul); Moisés Rodrigues (Sindicato dos Mineiros de Candiota); Caio Ferreira (Sintec/RS); Ernani Freitas (Conselho Regional dos Técnicos Industriais) e Felipe Rodrigues (CGTEE). Durante os discursos, eles ressaltaram a importância do debate a cerca do desenvolvimento regional, a valorização das empresas públicas e a interação das mais diversas frentes pela geração de energia.

Além de boas-vindas aos participantes, o prefeito Adriano dos Santos comentou sobre o fortalecimento do fórum e a possibilidade de uma descentralização – para que outras cidades também sejam ouvidas de forma mais efetiva no quesito geração de energia. “Vamos deixar também um pouco de lado as nossas bandeiras partidárias e, trabalhando todos juntos, erguermos uma só pelo desenvolvimento das potencialidades da região”, disse.

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS – Logo após a cerimônia oficial, os presentes foram convidados a prestigiar os talentos descobertos durante a fase municipal do Canto Moleque, Nataly Bordignon e Noimara Bairros, acompanhadas dos músicos Alexandre Brose e Augusto Maradona. A invernada mirim Herdeiros do Chirivino, do CTG Luiz Chirivino, apresentou a história do carvão através da dança e também encantou o público.

A vencedora do Canto Moleque 2019 se apresentou Foto: Gislene Farion TP

Noimara Bairros, participante do Canto Moleque, acompanhada dos músicos Alexandre Brose e Augusto Maradona Foto: Gislene Farion TP

A invernada mirim do CTG Luiz Chirivino contou a história do carvão em Candiota através da dança Foto: Gislene Farion TP

PROGRAMAÇÃO MANTIDA – Apesar do mau tempo, toda a programação está mantida e acontece nas dependências no Centro Cultural. Além de conferências e debates, durante o evento também acontece atividades culturais, mostra de fotografia e argila e a comercialização de produtos orgânicos. Além disso, um posto do Sine de Candiota também estará disponível para que os interessados atualizem seus cadastros pela busca de emprego.

Na noite desta sexta-feira, acontece a Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Energia da Unipampa e mostras científicas. No sábado, visitas técnicas na UTE Pampa Sul e na Seival Sul Mineração, além de painéis e palestras durante todo o dia, com o encerramento previsto para as 17h30. Para acessar a programação completa e saber mais sobre o evento clique aqui.

Comentários do Facebook