EDUCAÇÃO

Mais de 40 trabalhos são selecionados para a Feira de Ciências Municipal de Hulha Negra

A Fecihune será realizada no dia 18 de julho, no Ginásio Carochão

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Prefeito acompanhou os trabalhos. Foto na escola Auta Gomes Foto: Joanes Araujo/Especial TP

A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria munici­pal da Educação e Cultura (Smec), realizou a etapa in­terna da Feira de Ciências em todas as escolas municipais nos dias 12, 13 e 14 de junho. Foram três dias de muito envolvimento dos alunos da creche municipal Tia Elaine Bastos, e das escolas Montei­ro Lobato, Nova Esperança e Auta Gomes.

Os estudantes apre­sentaram diversas experi­ências elaboradas em aula. Esta iniciativa tem como o objetivo promover aos alunos conhecimento téc­nico e científico através do princípio de aprendizado por investigação, e proporcionar experiências, trabalhos em equipe e entusiasmo por novas descobertas, os qua­lificando como profissionais do futuro.

Uma equipe formada por servidores da Smec e do Setor de Meio Ambiente foi responsável por avaliar os trabalhos que foram apre­sentados nos três dias de Feira. Foram selecionados um trabalho por turma e eles serão apresentados na Feira Municipal, a Fecihune, que será realizada no dia 18 de julho, no Ginásio Carochão.

Para a acadêmica de Licenciatura em Química, Maelí Vinholes, uma das avaliadoras, em geral os trabalhos apresentados pelos alunos estavam muito bem elaborados. “De forma geral me deparei com trabalhos lin­dos, muito bem fundamenta­dos, realmente surpreenden­te. Lindo ver o fruto de um trabalho elaborado por eles, confeccionado e estudado”.

Para a secretária de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary, todas as expectativas da Secretaria foram superadas. “Principal­mente em relação a apresen­tação dos alunos, em geral, a explicação dos estudantes e a condução dos trabalhos foram excelentes. Eles es­tavam perfeitos em todos os sentidos e isso criou uma ex­pectativa maior para a Feira Municipal”, disse a secretária destacando que a equipe da Smec já está concluindo os preparativos para a Fecihune.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, vi­sitou as escolas e ficou muito feliz e, de certa forma, sur­preso com as apresentações dos alunos. “Os trabalhos estão em excelente nível. Eu fico impressionado com a criatividade desses alunos e com o conhecimento”, disse o prefeito chamando a atenção para o trabalho de um aluno da escola Nova Esperança que desenvolveu um ‘braço hidráulico’.

AUTA GOMES No total, a escola selecionou 11 traba­lhos, quatro no turno da ma­nhã e sete no da tarde. Para a diretora Fabiana Pinheiro, houve muita dedicação e entusiasmo tanto por parte dos alunos, quanto da equipe de professores. Ela conta que todos estavam envolvidos na montagem, na pesquisa e na execução dos trabalhos. “Estamos muito confiantes em avançarmos para a pró­xima etapa, e gostaríamos de ir além, representar o Município na etapa regional na Universidade Federal do Pampa, a Unipampa Bagé. Devido a qualidade dos tra­balhos classificados, todos eles embasados cientifica­mente”.

NOVA ESPERANÇA Na escola também foram sele­cionados 11 trabalhos, sete deles no turno da tarde. A di­retora da escola, Rosa Lúcia Martin, conta que é grande a expectativa de participação para a etapa municipal, e que os alunos estão demostrando muito envolvimento e apren­dizado com os trabalhos apresentados. A diretora diz que no turno da manhã a es­cola estava com uma grande expectativa quanto aos tra­balhos apresentados, porém, no momento da apresentação houve bastante nervosismo de alguns alunos e que no turno da tarde, os alunos superaram as expectativas até mesmo aqueles que são menos extrovertidos.

Nova Esperança21 Foto: Joanes Araujo/Especial TP

MONTEIRO LOBATO A maior escola da rede muni­cipal levará 24 trabalhos para a Feira Municipal. Foram 12 selecionados por turno. A diretora Fernanda Moreira Ritta avaliou positivamen­te os trabalhos elaborados na etapa interna da Feira. “Os trabalhos foram muito bons. Abrangeram as dife­rentes áreas, tanto das ciên­cias como da matemática. Os alunos estavam bastante organizados e empolgados”, disse a diretora.

Ela conta que o envolvimento dos alunos foi excelente. “Desde a educação infantil aos anos finais os tra­balhos foram ótimos e os alu­nos mostraram que realmente tinham conhecimento do que estava sendo apresentado. Esse resultado também é mérito dos professores que se dedicaram muito nos últimos meses para que a feira fosse um sucesso”, comenta.

CRECHE Para a diretora Néri Lopes Pinto, o desafio da instituição começou quan­do recebeu o convite para participar da feira de ciências. A novidade assustou um pou­co, mas foi sendo desfeito o impacto inicial quando os pequenos alunos começaram interagir com o assunto. A creche aproveitou o projeto “As cores do meu mundo”, que está sendo desenvolvido com os alunos, e adaptou a pesquisa na feira. Dois tra­balhos foram selecionados com nota máxima e vão par­ticipar da Fecihune, em julho. “Ficamos contentes com o resultado. Cabe salientar que a idades dos nossos alunos são, no máximo, três anos. Vendo eles apresentarem os trabalhos demostrando o total controle sobre o assunto, isso nos enche de orgulho. É um trabalho conjunto que conta a participação de todos”, avaliou a diretora.

Creche Tia Elaine Bastos Foto: Joanes Araujo/Especial TP

FECIHUNE Uma parceria da prefeitura, por meio da Smec e Unipampa, vai resultar na realização da 1ª Fecihune, a Feira de Ciência de Hulha Negra, que vai envolver alunos das escolas municipais e estaduais do município no dia 18 de julho, no Ginásio Carochão.

Um dos objetivos é motivar o desenvolvimento de projetos que abordem a temática da feira, princi­palmente que investiguem as contribuições para a ci­ência e sociedade que ocor­reram após os 50 anos da chegada do homem à lua.

Os trabalhos pode­rão ser inscritos nas se­guintes áreas: Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. Serão aceitos trabalhos inscritos nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamen­tal Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os trabalhos classificados na Feira Municipal vão representar Hulha Negra na 9ª Feira de Ciência da Unipampa, em Bagé.

Comentários do Facebook