Melhores do Ano

A famosa hierarquia de necessidades humanas proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow informa que as mais básicas são as ne­cessidades fisiológicas. Depois, as necessidades de segurança. A seguir, as necessidades sociais: sentir-se parte de um gru­po, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas. A quarta, as neces­sidades de estima: em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima. A quinta, que está no topo, são as necessidades de auto-realização.

Esta semana, os melhores do ano de 2019, após serem reconhecidos pela comunidade regional, estarão sendo premiados em evento voltado aos que conhecem e fazem as coisas acontecerem. O jornal Tribuna do Pampa, pela 11ª vez, realiza o evento.

Alguns que agem para extinguir municípios pequenos, certamente não entendem da vida co­munitária como deveriam entender. Quem faz o desenvolvimento dos municípios são as pessoas. Quanto mais damos às pessoas possibilidades de que se transformem em destaques, mais evoluem. É no envolvimento de pessoas que trabalham todo dia e repercutem com seu trabalho na melhoria das comunidades que se constrói uma sociedade melhor.

O ser humano é o resultado do que percebe. Não é o que diz, nem é o que pensa, mas o que faz. É no reconhecimento que oferecemos aos homenage­ados informações de que agradecemos e queremos mais. Só quem tem mais a oferecer é exigido.

O próximo ano está chegando. Para quem governa os municípios é ano de conquistar crédi­tos para se manter no poder. Também será ano de informar às comunidades sobre realizações conclu­ídas, por concluir e a serem realizadas. Aproximar os governos da imprensa é uma necessidade cada vez mais relevante. Ninguém vai acreditar muito, ainda que leia, na informação publicada no site do município, ou no facebook da autoridade.

Para quem está na iniciativa privada, não há destaque maior na região que ser premiado entre os melhores do ano. Para as autoridades, é melhor estar entre os premiados deste ano; para estes, em 2020, a premiação mais importante sairá em outubro.

Quem se envolveu na realização do evento, quem andou se estressando, pode observar o evento com a certeza de que realizou um relevante trabalho socialmente útil.

Comentários do Facebook