RODA DE MEMÓRIA

Memórias da Usina Candiota I é destaque em Congresso Latino Americano

Rosilene e a professora Francielle durante o evento

Rosilene e a professora Francielle durante o evento Foto: Divulgação TP

Histórias do município de Candiota, principalmente da época de construção da Usina Termelétrica Candiota I, com relatos de funcionários da época e comunidade fazem parte do projeto Roda de Memória Centro Cultural Candiota I, da licencida em História pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Rosilene Silva e a co-autora, Francielle Lima (professora).

O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do curso de Gestão de Turismo, participou de 7 a 9 de novembro, do III Encontro Humanístico Multidisciplinar e do II Congresso Latino Americano na cidade de Jaguarão, na Unipampa.

O trabalho integra o projeto de extensão do Programa de pós-graduação e especialização em Patrimônio Cultural da Ufpel, em parceria com a Unipampa, polo Jaguarão. O Roda de Memória se desenvolveu através de estudos e de uma atividade prática realizada em candiota, uma “Roda de Memória”, no Centro Cultural, localizado na Vila Residencial, para se contar histórias de Candiota.

De acordo com Rosilene, o projeto Roda de Memória sobre o patrimônio industrial Usina I surgiu pelo fato de ter residido no município. “Minha família residiu em Candiota por 20 anos, sou filha de Adahyr de Lima Silva, eletricitário aposentado da CGTEE. Foi muito bom poder colocar no projeto histórias daquela época” expõe.

Segundo Rosilene, o trabalho foi composto a partir de relatos ricos em informações da época, incluindo a formação da Vila Operária, o Canto Moleque que surgiu na Usina II, o trabalho precário. “Toribio, Wilmar, Severino e Taylor foram pessoas que aceitaram o convite e participaram do projeto que está contribuindo muito no desenvolvimento da pesquisa para as futuras gerações. Também fizeram contribuições importantes o engenheiro Civil José Maiquel Duarte, além de José Henrique Duarte com a exposição de fotos sobre a mina de carvão, Usina Termoelétrica Candiota I, atualmente patrimônio industrial do Estado do RS pelo Iphae”, afirma a autora do projeto.

SOBRE O PROJETO – A metodologia de pesquisa consistiu em realizar entrevistas gravadas com pessoas que poderiam testemunhar sua história, tanto individual como coletiva. Participaram grupos de ex-trabalhadores e descendentes. Quatro depoentes relataram, em 15 minutos, suas lembranças. Na segunda rodada, aberto ao público, para fazer perguntas aos depoentes. O Roda de Memória é composto de ações de cunho etnográfico qualitativo onde o pesquisador está junto com o pesquisado.

Comentários do Facebook