NUTRIÇÃO ESCOLAR

Merenda escolar em Hulha Negra terá mais produtos das agroindústrias locais

Iogurte, queijo, manteiga e doce de leite integrarão a merenda escolar

Secretária Adriana (E) acompanhou o processo de degustação dos produtos juntamente com a equipe da Emater e a nutricionista Cintia

Secretária Adriana (E) acompanhou o processo de degustação dos produtos juntamente com a equipe da Emater e a nutricionista Cintia Foto: Divulgação TP

Uma reunião seguida de degustação teve por finalidade verificar a qualidade e a possível implantação dos produtos originários das agroindústrias de Hulha Negra na merenda escolar. Participaram do encontro, que ocorreu no período de férias escolares, profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), diretores e supervisores das escolas municipais e estaduais, as proprietárias das agroindústrias Pampalac e Agromap, Emater, Executivo e a nutricionista da rede do município, Cintia Lüdtke.

De acordo com a secretária de Educação Adriana Delabary, os produtos ainda não haviam sido apreciados e o momento serviu para conhecimento do que as agroindústrias tinham a ofertar para a merenda escolar, bem como para que a nutricionista, com seu conhecimento técnico, pudesse avaliar a possibilidade dos produtos serem incluídos no cardápio das escolas.

Produtos são produzidos pelas agroindústrias legalizadas do município

Produtos são produzidos pelas agroindústrias legalizadas do município Foto: Divulgação TP

Delabary explica que após a degustação, foram escolhidos para passar por licitação e serem inclusos no cardápio da merenda escolar, a bebida láctea, o iogurte, o doce de leite, a manteiga e o queijo colonial. Ela explica também, que a manteiga, em especial, foi escolhida após uma solicitação da Smec, visto o produto originário de licitação não ser de boa qualidade para ser ofertado aos alunos. “O doce comprado atualmente também é industrializado nada melhor do que poder ter acesso a um produto de excelente qualidade e produzido em um ambiente saudável, não tem comparação”, afirma.

A secretária destaca que em um primeiro momento os produtos serão incluídos na merenda como teste. “Agiremos com cautela na compra para verificarmos a aceitação dos alunos. A agroindústria da Tia Zane já fornece para o município pães, bolachas, cucas e massa talharia fresca e com uma ótima aceitação. Com os outros produtos teremos mais produtores satisfeitos, com comercialização certa e estaremos atendendo as normas que exigem que o município utilize 30% da merenda com produtos da agricultura familiar”, relata.

A secretária Adriana ainda acrescenta que é necessária a união dos profissionais, pois a escola também tem o papel de mostrar o que é mais saudável.

Comentários do Facebook