REIVINDICAÇÃO

Mineiros se reúnem nesta quarta-feira e podem deflagrar greve

Em março, categoria decidiu entrar em estado de greve

Em março, categoria decidiu entrar em estado de greve Foto: Arquivo TP

O Sindicato dos Mineiros de Candiota em reunião com a categoria realizada na sexta-feira, 26, deliberou uma assembleia geral extraordinária para quarta-feira, 31, a partir das 16h, a fim de tratar dos assuntos que já estão em pauta alguns meses, como o dissídio e o acordo coletivo.

De acordo com o Sindicato, também serão abordados outros assuntos, como a presença do Sindicato Nacional da Indústria da Extração de Carvão nas tratativas das negociações (acordo coletivo 2016/2017), autorização da diretoria da representação sindical para assinar acordo coletivo de trabalho e liberação da categoria para formular protesto judicial, entre outros temas. A representação dos mineiros não descarta a possibilidade de greve.

REUNIÃO COM CRM –  Um encontro com o Sindicato está agendado para o dia 5 de setembro, às 13h30, na sede da Companhia, em Porto Alegre. Em nota enviada ao TP, a empresa afirma que está propondo 8,71% de reajuste e reconhece as possíveis perdas anteriores para serem discutidas no próximo dissídio. A Companhia também comunica que, talvez, vive o momento mais delicado de sua existência e não acredita que os principais parceiros – os colaboradores, deflagrem greve em um momento que o país vive com a grave crise financeira gerando milhões de desempregos.

RELEMBRE – Em março, a categoria entrou em estado de greve. Os trabalhadores reivindicam o corte de 30% da periculosidade/insalubridade, o fim das empresas terceirizadas e, ainda, a possibilidade de demissão de funcionários. O presidente da CRM, Edivilson Meurer Brum, chegou a se reunir com a categoria e explicou como estava o andamento dos processos e dialogou com os trabalhadores.  Entretanto, a categoria ainda aguarda uma resposta da empresa.

Comentários do Facebook