CIDADANIA

Ministério Público vai prestar atendimento mensal em Pedras Altas

Primeira visita foi neste dia 3 e próxima já está agendada para o dia 5 de junho

No primeiro dia de atendimento, promotor e sua equipe se reuniu com o prefeito e o secretariado antes de iniciar os atendimentos

No primeiro dia de atendimento, promotor e sua equipe se reuniu com o prefeito e o secretariado antes de iniciar os atendimentos Foto: Divulgação TP

Uma iniciativa bem interessante do ponto de vista de cidadania começou a ser desenvolvida em Pedras Altas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Pinheiro Machado, que responde também pela Cidade do Castelo.

No último dia 3 aconteceu a primeira atividade do projeto ‘Atendendo em Pedras Altas’. Conforme o promotor Adoniran Lemos Almeida Filho, as visitas ao município serão realizadas uma vez por mês e visam integrar o Ministério Público com a comunidade pedrasaltense, mediante o atendimento de partes diretamente. A ideia conta com o apoio e colaboração dos poderes Executivo e Legislativo da cidade, que, segundo o promotor, incentivaram a iniciativa e se colocaram prontamente à disposição para auxiliar na logística.

Adoniran e sua equipe resolveram implantar o projeto a partir da observação de que a comunidade de Pedras Altas pouco ou quase demandava o Ministério Público. “Ou não há problemas ou há dificuldades para que a comunidade tenha acesso a nós. Como a primeira opção é praticamente descartada, intuímos a segunda”, pondera o promotor.

EMPODERAMENTO – O modelo adotado está ligado a uma primeira experiência que o promotor já havia tido em outra Comarca que atuou. Ele destaca que neste dia em que é ofertado o atendimento, é como se a Promotoria fosse transferida para a localidade. “É possível ter o contato direto com o promotor para encaminhar soluções de qualquer natureza, como por exemplo, questões previdenciárias e demandas processuais, além de orientações jurídicas. É uma forma de levarmos cidadania e empoderarmos a comunidade”, explica Adoniran.

Também, o promotor afirmou ser importante para que se conheça mais de perto a realidade em que vivem as pessoas do município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Teixeira de Melo (PDT), assinalou a importância a iniciativa. “Isso encurta caminho entre o cidadão pedrasaltense e a Justiça. O pessoal do São Diogo mesmo (interior do município), não tem como ir até Pinheiro Machado porque os ônibus não combinam nos horários. É um projeto que gera cidadania de verdade”, afirmou ele.

O prefeito Bebeto Perdomo (PSB) e o secretariado municipal se reuniu com o promotor e sua equipe na manhã do dia 3 (antes do primeiro atendimento), quando também enalteceu a iniciativa. Na oportunidade foram debatidas pautas pertinentes a cidade.

A próxima visita será no dia 5 de junho. Os interessados em conversar com o promotor devem buscar o agendamento na Prefeitura, sendo que o atendimento acontece na Sala dos Conselhos.

Comentários do Facebook