A LUTA CONTINUA

Movimento contra privatizações é retomado com força em Candiota

Já na próxima segunda-feira, 10, os 55 deputados estaduais serão visitados por uma comitiva da região

Salão de eventos do Sindicato dos Mineiros ficou lotado

Salão de eventos do Sindicato dos Mineiros ficou lotado Foto: J.André TP

Mais de 250 pessoas, entre elas diversas lideranças de toda a região, estiveram prestigiando na noite desta quinta-feira, 6, o encontro de retomada da Associação Pró-Carvão (APC). O salão de eventos do Sindicato dos Mineiros de Candiota, na sede do município, ficou lotado.

Entre as diversas lideranças presentes estavam os prefeitos eleitos de Candiota, Adriano dos Santos (PT) e de Hulha Negra, Renato Machado (PP), assim como os vices-prefeitos eleitos dos dois municípios, Gil Deison Pereira (PTB) e Igor Canto (PDT) e de Pinheiro Machado, Jackson Cabral (PSDB), além de vereadores eleitos e atuais de todos os municípios da região. O vice-prefeito de Candiota, Paulo Brum (PSC) esteve representando o prefeito Luiz Carlos Folador (PT). Também se fizeram presentes o presidente do Sindicato dos Mineiros do RS e da Nova Central, Oniro Camillo; o delegado do Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul), Darlan Oliveira, e os vereadores bageenses Caio Ferreira (PT) e Esquerda Carneiro (PTB) – que representou o presidente da câmara e prefeito eleito de Bagé, Divaldo Lara (PTB).

O encontro foi conduzido pelo presidente da ACP e do Sindicato dos Mineiros, Wagner Pinto, que salientou a principal luta no momento, que é contra a possibilidade de privatização das estatais gaúchas, entre elas, a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) – proprietária da Mina de Candiota. “Vamos precisar de todos os partidos para enfrentarmos este momento difícil”, assinalou.

Autoridades de toda a região prestigiaram o ato

Autoridades de toda a região prestigiaram o ato Foto: J.André TP

Um a um dos que compuseram a mesa foram falando, expressando sua solidariedade e apoio ao movimento. O prefeito eleito de Hulha Negra, Renato Machado, disse que já havia integrado a luta para a reinclusão do carvão na matriz energética brasileira e que agora se soma novamente. “Estamos aqui, eu, meu vice e os vereadores eleitos que nos dão sustentação. Viemos em massa apoiar”, disse.

O prefeito eleito de Candiota, Adriano dos Santos (PT), também lembrou a luta do carvão, dizendo que esta não era uma bandeira nova. Adriano assinalou que o carvão une a região. “Caem as bandeiras dos partidos e sobe a bandeira do carvão”, afirmou.

O vice-prefeito eleito de Pinheiro Machado, Jackson Cabral (PSDB), que representou o prefeito eleito Zé Antônio (PDT), foi enfático em se posicionar contra as privatizações. “Não posso entender querer vender algo lucrativo. Somos parceiros nesta batalha e vamos dizer não a privatização”, afirmou.

O delegado do Senergisul, Darlan Oliveira, alertou que estava voltando um fantasma de 1997, nos tempos dos governos Fernando Henrique Cardoso (federal) e Antônio Britto (estadual). “É com muita tristeza que estamos nesta luta novamente, pois este era um assunto do passado”, lamenta.

VISITA AOS DEPUTADOS – Como encaminhamento prático do movimento, dois vereadores de cada município da região, bem como, lideranças sindicais, acompanhados do prefeito e vice eleitos de Candiota, Adriano e Gil Deison, estarão em Porto Alegre na próxima segunda-feira, 10, para realizarem uma visita a todos o gabinetes dos 55 deputados estaduais.

Segundo explica Wagner Pinto, a ideia é sensibilizar os deputados a não aceitarem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), alterando o artigo da Constituição Estadual que obriga a consulta à população em caso de alienação, transferência do controle acionário, cisão, incorporação, fusão ou extinção de estatais gaúchas como o Banrisul, Corsan, CEEE, CRM, Sulgás e Procergs. “Pediremos aos deputados pela manutenção do plebiscito em caso de tentativa de privatização por parte do governo do Estado”, afirmou Wagner.

Comentários do Facebook