AMOR À PÁTRIA

Municípios comemoraram independência do Brasil com desfiles e caminhadas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, é comemorada em todo o país com uma pro­gramação especial, princi­palmente nas escolas. Isso porque, a partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal, quan­do D. Pedro I, às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo, proclamou a República.

Na sexta-feira passada (7) não foi dife­rente. Pinheiro Machado e Candiota realizaram ca­minhadas e desfiles. Em Pedras Altas, o evento foi antecipado para a quinta (6) e em Hulha, adiado para o domingo (9). Con­fira um pouco do que acon­teceu em cada município de cobertura impressa do TP.

Desfile em Candiota pede paz

Aluna de Seival, Ingrid Rodrigues, falou da importância de representar a escola

Aluna de Seival, Ingrid Rodrigues, falou da importância de representar a escola Foto: J. André TP

A manhã do dia 7 de setembro em Candiota foi perfeita para um desfile cívico. Ensolarada e com temperatura variando entre 20 e 23 graus, a ideia estabelecida há alguns anos no município de realizar o desfile na data certa, já virou regra e tradição, atraindo sempre um ótimo público para a avenida principal da cidade, a 24 de Março.

Todas as escolas públicas, tanto municipais como estaduais e uma particular, além de algumas entidades, desfilaram. A maioria delas trouxe o tema municipal para o desfile, que foi a Cultura de Paz. Foram várias as manifestações pedindo a paz, sendo um tema muito pertinente no Brasil atual.

Para a diretora da escola rural Vinte de Agosto, Érica Machida, o desfile é muito importante porque além de tudo faz a integração entre o campo e a cidade. “A cultura de paz na nossa escola é um constante. Temos índice zero de violência. Lá cultuamos a compreensão e a tole­rância”, evidenciou.

Diretora da escola rural Vinte de Agosto, Érica Machida disse que o índice de violência é zero no educandário

Diretora da escola rural Vinte de Agosto, Érica Machida disse que o índice de violência é zero no educandário Foto: J. André TP

A aluna de 14 anos do 8º ano da escola estadual de Seival, Ingrid Rodrigues, que durante o desfile empunhou a bandeira do Rio Grande do Sul, também avalia que o desfile é uma forma de integração. “Vemos o quanto é importante representar a escola”, disse, também chamando a atenção sobre a importância de fomentar a cultura de paz, assinalando que muitas vezes a violência se manifesta de várias formas no ambiente escolar.

O evento foi animado principalmente pela banda marcial da escola Jerônimo Mércio da Silveira, tendo participação na parte final da banda da escola Seival. O prefeito Adriano dos Santos, acompanhado da secretária de Educação Giselma Pereira, da presidente da Câmara de Vereadores Andréia Rangel e demais autoridades assistiram todo o desfile em cima do palanque montado em frente a praça Dario Lassance.

Desfile Candiota (2)
Desfile Candiota (1)

Executivo, escolas e entidades uniram-se em homenagem à Pátria

O desfile em come­moração ao Dia da Indepen­dência do Brasil levou para a Avenida centenas de alunos das escolas da rede muni­cipal e estadual de Hulha Negra. O evento organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura aconteceu na manhã do domingo (9), na avenida Getúlio Vargas.

Além dos estudantes de todas as escolas do mu­nicípio, o prefeito Renato Machado, do Progressis­tas, o vice-prefeito Marco Igor Ballejo Canto (PDT), secretários municipais e servidores públicos também desfilaram na avenida Ge­túlio Vargas. Os projetos e programas desenvolvidos através da Secretaria de Assistência Social também foram representados. O Polo hulhanegrense da Universi­dade Aberta do Brasil (UAB) e o Conselho Tutelar tam­bém esteve representado na avenida. O público ain­da pode ver na Avenida os maquinários da Prefeitura, assim como os demais ve­ículos, incluindo a frota do transporte escolar.

O palco com autori­dades foi montado no esta­cionamento da Prefeitura, ao lado do Centro Administra­tivo. Além do chefe do Exe­cutivo, estiveram no palco os secretários municipais, vereadores, a presidente do Legislativo Hulhanegrense e a corte de soberanas da 23ª Festa do Colono de Hulha Negra e da 17ª Oktoberfest da Trigolândia. Após as apre­sentações da Banda Munici­pal de Hulha Negra e da Ban­da do Exército Brasileiro, o evento foi encerrado com o arreamento das bandeiras.

35

39

Parceria entre família e escola foi o destaque em Pinheiro Machado

Em Pinheiro Machado, o tradicional desfile cívico foi substituído por apresenta­ções em frente ao palanque oficial, na Praça Angelino Goulart. A tarde de sol e calor da sexta-feira (7) foi marcada por grande público e presença de representantes dos educandários e entidades convidadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Além da passagem do Pelotão Mirim da Bri­gada Militar e dos formandos do Proerd, o dia de comemorar a Independência do Brasil contou com as mais diversas manifestações artísticas – dança, teatro, música e capoei­ra. Cada grupo utilizou a criatividade para trabalhar a proposta municipal para 2018.

Para a professora da Escola Infantil Tânia Cardoso, Vanderléia Schultz, abordar o tema “Família na Escola” foi muito perti­nente para o momento e é preciso fomentar a discussão em outras oportunidades. “A família e a escola formam uma equipe e todos nós precisamos desta parceria. Além do mais, é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios, critérios e objetivos”, pontuou a profissional. Na oportunidade, representando o educandário, pais e alunos encenaram juntos a “Lenda de Cacimbi­nhas”.

O ato foi encerrado com a bela apresentação da Banda da Escola Avelino de Assis Brasil, já destaque nos eventos da cidade. Estiveram presentes o prefeito Zé Antônio, o vice Jackson Cabral e represen­tantes do legislativo pinheirense.

desfile Pinheiro (1)
desfile Pinheiro (3)

desfile Pinheiro (4)

Temas variados foram pautados na caminhada de Pedras Altas

A Caminhada Cívica em comemoração as festivi­dades alusivas à Semana da Pátria ocorreram na quinta­-feira (6), a partir das 15h na praça central de Pedras Altas. A caminhada contou com a participação da Ban­da do Instituto Educacional São João Batista, da cidade de Herval, e das escolas municipais e estaduais da Cidade do Castelo, chegan­do a mais de 120 crianças.

O evento foi orga­nizado pela Secretaria de Educação, que tem a frente a secretária Cilene Tardiz, junto as escolas e teve como temas: o Brasil que quere­mos, patriotismo, inclusão, nota fiscal gaúcha, violên­cia e conscientização, entre outros.

O prefeito Bebeto Perdomo acompanhou a Caminhada Cívica ao lado dos secretários municipais.

Desfile Pedras Altas (5)
Desfile Pedras Altas (1)
Desfile Pedras Altas (4)

Comentários do Facebook