DEPOIS DA CHUVARADA

Municípios da região estão mobilizados na recuperação das estradas e vias públicas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Em Pinheiro Machado, a manutenção começou na cidade, pela rua Nico de Oliveira Foto: Divulgação TP

O grande volume de chuvas que atingiu a região no mês de janeiro causou transtornos. A maior parte das estradas do interior dos municípios de cobertura impressa do TP ficou bastante comprometida, sendo em alguns pontos quase intrafegável. Porém, alguns dias sem precipitações permitiu o início dos trabalhos de recuperação dos pontos mais críticos, de forma que o tráfego e compromissos da população não sejam afetados.

Em Candiota, segundo informações repassadas pelo setor de Comunicação da Prefeitura, uma equipe está se dedicando à manutenção das estradas do município. De acordo com o coordenador do Setor, Hercílio Vicente, conhecido como Pato, foram feitos em torno de 8km, pois foram necessários muitos reparos.

O corredor da Mistura, localizado no Baú, foi uns dos locais que recebeu 100% de recuperação, incluindo a colocação de bueiros, já atendendo a uma das demandas do Gestão Participativa (GP). Também foram feitos reparos no Sepé Tiaraju, em três pontos de Seival, no Passo da Conceição, no trecho de São João à Butiá.

Maquinários trabalharam no interior, em Candiota Foto: Divulgação TP

Na área urbana, recebeu uma atenção especial o bairro União no fim de semana passado. De acordo com a assessoria, foram executados serviços de terraplenagem e encascalhamento – com aplicação de pedras na base e chumbinho na pista de rolamento -, sendo contabilizadas a utilização de 56 toneladas de pedras britadas e 300 toneladas de chumbinho.
Para a partir de terça-feira (29) estava prevista a manutenção na estrada Geral, que liga a Sede do município aos assentamentos. O Passo do Salso deverá ter cinco quilômetros recuperados com a colocação de 30 cargas de pedra, transportado em parceria pela empresa Ecosul.

HULHA NEGRA – O município também enfrenta sérios problemas. Nas redes sociais, os moradores já iniciaram as reclamações sobre as condições das estradas. A equipe do TP procurou a Secretaria de Obras para saber os trabalhos já iniciados no município e qual o cronograma a ser seguido.
Conforme o secretário adjunto e encarregado pelas estradas, Luiz Gustavo Dias, a Prefeitura está fazendo manutenção em estradas, ruas da Sede e corredores no interior do município. Mais de 11 quilômetros da estrada que liga Trigolândia a Seival foram recuperados no início da semana.

Máquinas também trabalharam na estrada da Trigolândia até o Ireno, Passo do Neto, parte da Serra da Hulha e Corredor dos Languer. Já no corredor dos Furich, acesso para as comunidades Salvador Jardim e Nova Esperança, a Secretaria de Obras trabalhou com duas patrolas, um caminhão caçamba e duas carretas. No Corredor foram depositadas dezenas de carga de terra para compactar a via. Na próxima semana as obras seguem obedecendo um cronograma estipulado pela Secretaria.

Hulha Negra intensificou os trabalhos nos últimos dias Foto: Joanes Araújo/Especial TP

“Como foi muita chuva, estamos procurando priorizar os locais que ficaram mais comprometidos. Logo após a chuva não é possível entrar com maquinário, é preciso esperar o solo estar em condições. Hoje estamos procurando equilibrar as estradas, concentrando equipes nos mesmos locais para o trabalho ser mais rápido. Não é possível chegar ao mesmo tempo em todos os locais, até hoje (terça) contabilizamos cerca de 25 quilômetros de estradas atendidas, mas acreditamos que em até 45 dias o serviço estará completo e os produtores não irão se preocupar com o escoamento da safra, produção do leite e tráfego do transporte escolar”, relata Baixinho, acrescentando trabalhos que já foram, feitos e que ainda necessitam de troca de bueiros e recuperação da ponte do Salso.

Alguns pontos ficaram bastante deteriorados em Hulha Foto: Joanes Araújo/Especial TP

PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo, mesmo com o decreto de Emergência e solicitação de apoio do governo do Estado, a Prefeitura deu início ao trabalho de recuperação das estradas com recursos próprios. Segundo o prefeito Bebeto Perdomo, foi montado um trabalho coletivo para melhorar a infraestrutura das estradas e o deslocamento das comunidades rurais. As estradas estão recebendo cascalho e sendo patroladas, inicialmente em trechos da estrada do Nascente, Cerro do Baú (Paulista), Ponte Queimada e divisa com o município de Pinheiro Machado, nas Alegrias. Em, pontos que apresentavam necessidade, também estão sendo colocados bueiros para melhorar a drenagem das águas.

PINHEIRO MACHADO – Depois dos mais de 300 milímetros de chuva registrados em 15 dias, a situação que já estava um caos se agravou ainda mais pelas estradas do interior e vias urbanas de Pinheiro Machado. A demanda é grande e existem trechos praticamente intrafegáveis. Há alguns dias, com o tempo firme e previsão de que permaneça assim pelo menos até o final da semana, a Secretaria de Obras já está organizando o trabalho de recuperação – que deve ser bastante demorado, de forma a atender todo o território.

Na manhã de segunda-feira (28), em contato com o responsável pela pasta, Rui Sérgio Duarte, o TP apurou que o serviço ainda está devagar. “Mais uma vez estamos em um trabalho lento devido às condições das máquinas. Na zona urbana, conforme o cronograma, começamos pela Rua Nico de Oliveira e também já recolhemos mais material para tapar os buracos de outros trechos”, destacou.

Ainda sobre as condições das vias, Rui Sérgio aproveitou para informar que a limpeza da cidade é outra demanda que o departamento está atento e entende a reclamação da população. “Estamos em uma parte burocrática, mas já aguardamos pelos orçamentos das empresas para finalmente começar o serviço e fazer a limpeza das ruas”, destacou.

De concreto, o que se tem até então é a total recuperação da Ponte do Sabugueiro, no interior do município. Conforme informou o presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Garcia (PDT), “a obra só foi possível porque os produtores forneceram parte do material necessário”, pontuou. Ainda nos próximos dias, outros trechos da 2ª zona de Pinheiro Machado devem receber manutenção.

Comentários do Facebook