INDEPENDÊNCIA

Municípios da região se preparam para os desfiles em homenagem à pátria

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Nesta quarta-feira (22), a Liga da Defesa Nacional fez a entrega do fogo simbólico em Pinheiro Machado

Nesta quarta-feira (22), a Liga da Defesa Nacional fez a entrega do fogo simbólico em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

No próximo feriado na­cional, 7 de setembro, é comemorado o Dia da Pátria ou o Dia da Inde­pendência do Brasil. Desde a data, ainda no ano de 1822, comemora-se a Declaração da Independência do Brasil do Império Português. Até hoje, o marco recebe homenagens – principalmente promovidas pelas escolas – com os desfiles ou caminhadas cívicas.

A nível nacional, o tradicional e mais famoso desfile acontece em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e conta com a presença do Presidente da República. Ho­menagens similares ocorrem nas capitais estaduais e na grande maioria dos municí­pios de todas as regiões do país.

Em 2018, o tema nacional aborda os 50 anos do Projeto Rondon. Já o es­tadual, trata de exaltar os 100 anos do Tribunal de Justiça Militar. No âmbito munici­pal, cada localidade reúne os profissionais da educação para discutir o que será apre­sentado para a comunidade.

PROJETO RONDON
Co­ordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto promove a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contri­buam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem­-estar da população. Além disso, conta com o apoio das Forças Armadas, que propor­cionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta ainda com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras e de empresas socialmente responsáveis.

TJ MILITAR O TJM é o órgão de segunda instância da Justiça Militar Estadual no Brasil, previsto pelo Artigo 125 da Constituição Federal, naqueles Estados em que o contingente de militares estaduais ultrapassa o total de vinte mil integrantes – São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. É da respon­sabilidade da Justiça Militar o julgamento de militares das Polícias Militares e dos Cor­pos de Bombeiros Militares.

A organização de cada município

Desde a última semana, as Secretarias de Edu­cação da região de cobertura do TP impresso estão se reunindo para debater os temas e organizar as festividades em alusão à pátria. A chegada do fogo simbólico já está ocorrendo em todos os municípios desde o dia 20 e fica a cargo da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul.

CANDIOTA De acordo com informações obtidas junto ao setor pedagógico da Secretaria de Educação, escolas municipais, estaduais e entidades se reuniram para orga­nizar a caminhada cívica que se realizará no dia 7, com concentração a partir das 9h, na Rua 24 de Março, na sede do município. O tema municipal será “Todos pela Cul­tura da Paz” e, segundo a professora Fernanda Vestfahl, foi escolhido devido à importância de incentivar a paz nas escolas. “Além disso, o município firmou parceria com o Governo do Estado para instituirmos a CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violên­cia Escolar) e já vai ser um momento de divulgarmos o programa”, destacou. Em caso de chuva, um ato cívico ocorrerá no Ginásio. O desfile acontece a partir das 10h.

HULHA NEGRA No município, o desfile cívico está marcado para domingo (2), a partir das 9h na Avenida Getúlio Vargas, sentido rodoviária-Prefeitura. A concen­tração ocorrerá no Ginásio Municipal, às 8h30. Conforme a secretária de Educação e Cultura Adriana Delabary, a abertura contará com a participação dos veículos da Pre­feitura, seguidos pelas Soberanas da 23ª Festa do Colono e da 17ª Oktoberfest da Trigolândia. Além das cinco escolas estaduais e das quatro municipais, também deverão estar presentes a creche Tia Elaine Bastos, os alunos do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), integrantes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Hulha Negra e a Banda Municipal, composta por alunos de diversas es­colas. Em razão de tratar-se de um ano eleitoral, não houve determinação para um tema municipal, permanecendo livre para cada escola ou entidade.

PEDRAS ALTAS A secretária de Educação, Cilene Tardiz, informou que no município a caminhada cívica ocorrerá na quinta-feira (6), a partir das 15h, na Praça Central. Segundo ela, a atividade contará com a participação tanto das escolas do município quanto do interior. Em relação ao tema, agre­gando a um projeto que ainda será trabalhado em Pedras Altas, a “Nota Fiscal Gaúcha” será abordada no desfile.

PINHEIRO MACHADO – De acordo com a coordenadora pedagógica da SMEC, Bruna Domingues, ficou decidida em reunião com os diretores que a tradicional caminhada cívica será substituída por apresentações feitas pelas esco­las e algumas entidades convidadas – entre elas o Pelotão Mirim da Brigada Militar e a Banda da Escola Manuel Lucas Prisco já confirmaram presença. A atividade para homenagear a pátria acontece na sexta-feira (7), a partir das 14h, em frente ao palanque oficial da Praça Angelino Goulart. Segundo informou ao TP, o tema municipal será “Família na Escola”.

 

Comentários do Facebook