SEMANA DA PATRIA

Municípios da região se preparam para a realização dos Desfiles e Caminhadas Cívicas 2017

A nível de estado, temática remete aos 80 anos da corrida do Fogo Simbólico Foto: Arquivo TP

 

O Dia da Pátria, também chamado de Dia da Independência do Brasil ou Sete de setembro, é um feriado nacional da pátria brasileira. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822. Em comemoração a data, anualmente os municípios brasileiros realizam diversas atividades que lembram a data, principalmente nas escolas. A mais importante ocorre através dos Desfiles Patrióticos, também chamados de Desfiles Cívicos ou Caminhadas Cívicas, como ocorrem em algumas cidades.

70 anos da Chama Crioula também está incluída na temática estadual Foto: Arquivo TP

No Brasil, o desfile mais famoso ocorre em Brasília, capital do país, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do presidente na República. Desfiles similares ocorrem nas capitais estaduais e na grande maioria dos municípios. Já tradicional, a cada ano os municípios prestam homenagens a pessoas, acontecimentos ou fatos históricos.

Temática nacional faz homenagem a Oswaldo Cruz Foto: Divulgação TP

Em 2017, em nível nacional a homenagem é para o cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz e em nível de estado é para a “Octogésima Corrida do Fogo Simbólico e 70 anos de criação da Chama Crioula”.

Na região, as Secretarias Municipais de Educação já estão mobilizadas para os eventos de 7 de Setembro, que em algumas cidades foram antecipados para o domingo, dia 3.

 

HULHA NEGRA De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Adriana Delabary, através de uma reunião foi decidido que no município ocorrerá um Desfile Cívico, marchado, no domingo, 3 de setembro, a partir das 9h, na Avenida Getúlio Vargas. Além das 10 escolas do município, deverão participar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a creche municipal.

O Desfile Cívico contará com a participação da banda do 3º Batalhão Logístico Batalhão Presidente Médici, de Bagé, sob o comando do tenente Batista e do sargento Guilherme. Um diferencial já confirmado para a data é a participação de um pelotão de cerca de 30 militares do município de Hulha Negra que prestam serviço em Bagé, no RC Mec.

A concentração será na frente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), localizada junto a rodoviária e em caso de chuva, um Ato Cívico será realizado no Ginásio Municipal.

 

CANDIOTA No município 16 escolas (municipais, estaduais e particulares), além de instituições, associações e grupos deverão participar de uma Caminhada Cívica no dia 7 de setembro, feriado, a partir das 9h. O ato ocorrerá na Avenida 24 de Março, na sede do município, com concentração próximo a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Segundo a secretária de Educação Giselma Pereira, a Caminhada que tem como tema municipal “Candiota promovendo o desenvolvimento e sustentabilidade”, deverá reunir em torno de 2 mil pessoas.

 

PIRATINI Na 1ª Capital Farroupilha, o Desfile Cívico acontecerá em duas datas, dias 3 e 7 de setembro, na avenida Maurício Cardoso, com temática livre em nível municipal. Pelos menos 22 escolas, além de entidades já confirmaram presença.

As escolas de Educação Infantil irão desfilar no domingo, dia 3 de setembro. De acordo com a responsável pelo Setor Pedagógico Ângela Passos, a mudança no calendário consiste em adequar o horário e não fazer com que o desfile se estenda até a noite como já ocorreu em anos anteriores.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Escola Estadual Inácia Machado da Silveira também irão desfilar no dia 3, esta pelo fato dos instrumentos da escola terem sido queimados em 2016. No dia 7, a partir das 13h30, 14 escolas estão confirmadas para o desfile em frente a sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer.

 

PINHEIRO MACHADO No município a Caminhada Cívica foi antecipada para o dia 2 de setembro, às 14h. Como em outros anos, o desfile ocorrerá na Avenida Nico de Oliveira, com concentração em frente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smecd). O percurso se encerra após a passagem pelo Palanque Municipal, em frente à Prefeitura, onde ficará o fogo simbólico.

O desfile cívico contará com a presença das bandas da Escola Manoel Lucas Prisco, do Colégio Tiradentes (Brigada Militar, de Pelotas) e do Projeto Vida Nova. O Pelotão Mirim da Brigada Militar de Pinheiro Machado também estará presente.

Além de participarem do desfile, os alunos, professores e funcionários das nove escolas municipais participarão das atividades da Semana da Pátria entre os dias 1º e 7 de setembro, realizando o hasteamento e o arriamento das bandeiras.

O fogo simbólico chegou ao município na tarde de quarta-feira (23) e ficará na Brigada Militar até o dia 1º de setembro. A chama foi recebida pelo prefeito Zé Antônio e pelo sargento André Madruga, que representou o comando da Brigada Militar. Participaram do ato o vice-prefeito Jackson Cabral e o secretário de Educação, Leonardo Nunes Morais.

 

PEDRAS ALTAS O TP contatou com a Secretaria de Educação mas até o fechamento desta edição nenhuma informação havia sido repassada.

Comentários do Facebook