EMPREENDIMENTO

Municípios do Cideja se unem pela regionalização do abatedouro de Pinheiro Machado

A proposta inicial é atender Pedras Altas, Herval, Candiota e Piratini

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O abatedouro fica a cerca de 2km do centro de Pinheiro Machado Foto: Arquivo TP

A manhã da última terça-feira (4) foi de reunião para representantes de municípios da região na sede do Núcleo de Criadores de Ovinos e Caprinos. No encontro, representantes de Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini debateram ideias para fazer do abatedouro pinheirense um negócio de abrangência regional. Atualmente, conforme legislação vigente, o serviço só pode ser prestado para a própria cidade de Pinheiro Machado. Candiota e Herval também seriam atendidos.

Solano Cardoso está à frente do processo Foto: Gislene Farion TP

De acordo com o sócio-diretor do Núcleo, Solano Cardoso, que propôs a reunião, a intenção da regionalização vai além de beneficiar o município sede. “Hoje nós temos uma carga muito ociosa para abater e o serviço é feito uma vez na semana porque só podemos atender Pinheiro Machado. Temos toda a estrutura, mas não temos matéria-prima para manter em funcionamento. Com a regionalização, a intenção é unir forças e facilitar para os municípios da nossa região”, disse. Conforme contou, os outros municípios não possuem abatedouro e buscam carne em Bagé, Pelotas, São Lourenço e até em Santa Maria.

Para o prefeito Zé Antônio, visando o fornecimento da merenda escolar, a iniciativa tende a favorecer todos os envolvidos. “Vejo a ideia como excelente desde que ocorra essa integração entre os municípios e o objetivo seja o de se unir para ter fornecimento de 100% ou um percentual bem alto da merenda escolar. Acredito que com o entendimento e a compreensão dos envolvidos, a direção do Núcleo tem o nosso total apoio”, garantiu.

Na oportunidade, Vitor Gonçalves, o Vitão, prefeito de Piratini, lembrou da importância dos envolvidos fazerem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). “Sabemos que temos todos os limites burocráticos, mas estamos juntos nessa. É hora de unir forças e pensar na parte prática, na construção de um projeto e no levantamento de valores para que se possa apresentar a proposta aos outros prefeitos e partir para um próximo passo”.

Mário Alfredo de Lima, presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos, destacou as tratativas e a união das forças políticas em nome do desenvolvimento da região. “De início é claro que nós vamos precisar muito do apoio das prefeituras, porque ainda não teremos muitos recursos. Além disso, vejo como um investimento os municípios terem um veículo refrigerado para, futuramente, buscar essa carne e levar até o consumidor final – no caso da merenda escolar. São questões bastante burocráticas, que dependem de adequações, mas acredito que seja importante darmos esse pontapé inicial”, destacou.

Reunião teve a presença de autoridades dos municípios Foto: Gislene Farion TP

Com a regionalização, pensando em ir além da geração de impostos somente para Pinheiro Machado, o chefe do escritório da Emater, Rafael Lopes, levantou outros pontos. “Ainda temos que pensar questões visando beneficiar os pequenos produtores, comprando quantidades menores para alcançar mais produtores. Interessante também é abater ovinos e bovinos de Pedras Altas para vender para Pedras Altas, por exemplo, e assim também gerar impostos para aquele local”.

Além dos citados, representando Piratini, estiveram presentes o vereador José Auri e o secretário de Agricultura, Jovan de Lima. De Pedras Altas, apesar da ausência do prefeito Bebeto Perdomo, que não pode comparecer, o chefe do escritório da Emater, Sérgio Furtado, o vereador Daniel Moreira e o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ivanilson Moreira, o representaram. Os prefeitos Adriano dos Santos, de Candiota, e Rubem Dari, de Herval, não participaram do encontro, mas já estão cientes das tratativas.

Com o resultado positivo da reunião, a direção do Núcleo de Criadores de Ovinos e Caprinos levará agora a pauta para a assembleia geral anualdo Cideja, que acontece nesta sexta-feira (7), em Aceguá. Dos sete participantes do consórcio, quatro demonstraram interesse e seriam beneficiados com a regionalização.

Comentários do Facebook