PREVENÇÃO

Municípios iniciam a campanha de vacinação contra a gripe

Vacinação está ocorrendo para pessoas que integram os grupos de risco

Vacinação está ocorrendo para pessoas que integram os grupos de risco Foto: Divulgação TP

A prevenção segue sendo o melhor remédio. Este foi o recado das autoridades para a população durante o lançamento oficial da campanha de vacinação contra a gripe, que começou na segunda-feira (23) e vai até 1º de junho. Durante o período, as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde do estado, gratuitamente.

A cerimônia foi no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori, da primeira-dama Maria Helena Sartori e do secretário da Saúde Francisco Paz.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 3,6 milhões de gaúchos fazem parte do público-alvo. São pessoas que tem mais chances de desenvolver quadros graves de gripe Influenza.

PÚBLICO – A meta é imunizar pelo menos 90% das pessoas inclusas nos grupos de risco: idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses 5 anos; gestantes; mães até 45 dias após o parto; trabalhadores da área da saúde; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; professores das escolas públicas e privadas.

DIA D – Como acontece todos os anos, a campanha vai ter um Dia D, para aumentar a mobilização. Será no sábado, dia 12 de maio, quando os postos de saúde ficarão abertos. Mas a recomendação da SES é para se vacinar o quanto antes, já que a proteção leva cerca de dez dias para começar a fazer efeito. O Rio Grande do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 37% das 4 milhões de doses previstas.

O jornal Tribuna do Pampa fez contato com o Setor de Vacinas das Secretarias de Saúde dos municípios de Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini, que já receberam as doses e aplicaram as primeiras vacinas na população.

CONFIRA OS LOCAIS DE APLICAÇÃO DAS DOSES EM CADA MUNICÍPIO

CANDIOTA – No município as vacinas poderão ser feitas em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 15h55 e no posto da 8 de Agosto apenas às quartas-feiras, no mesmo horário.

HULHA NEGRA – As vacinas são aplicadas na sala de vacinas do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais), hospital, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para os moradores do interior há um cronograma especial conforme o roteiro de atendimento médico em cada localidade.

PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo, as doses serão aplicadas na Policlínica, na rua Capistrânio de Abreu, nº 125. O horário de atendimento preferencial de vacinação é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

PINHEIRO MACHADO – No município, a vacinação ocorre na Secretaria de Saúde, das 8h15 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Também são disponibilizadas as doses nos postos de saúde, das 8h ás 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

PIRATINI – As doses estão sendo aplicadas no posto central e todos os Estratégia de Saúde da Família (ESF), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Comentários do Facebook