CORONAVÍRUS

Municípios se mobilizam para distribuir máscaras à população

OFERECIMENTO:

Para a população em geral são recomendadas as máscaras caseiras Foto: J. André TP

Uma boa estratégia na luta contra a disseminação do coronavírus. Assim a Organização Mundial da Saúde (OMS) justifica a atualização quanto a recomendação do uso de máscaras para toda a popu­lação. No início da pandemia, as autoridades indicavam que somente pacientes diagnosticados com a Covid-19 utilizassem o Equipamento de Proteção Indi­vidual (EPI). A orientação é que optem por máscaras de fabricação caseira. Máscaras cirúrgicas e respiradores, como N95, devem ser prioritariamente utilizadaspor profissionais da saúde.

Neste sentido, na quinta­-feira (23), municípios da região receberam os itens doados pela CMPC Celulose. Além das más­caras, luvas cirúrgicas também foram entregues. Em conversa com Daniel Andriotti, represen­tante da empresa, ele disse que tão logo houve o início da pan­demia a CMPC já começou a se mobilizar. “Nessa primeira ação a empresa comprou os itens para doar aos municípios de atuação. As próximas serão máscaras produzidas pela própria CMPC – que já adquiriu duas máquinas específicas para isso – e grande parte dessa produção também será doada”, disse.

Segundo Andriotti, Pirati­ni recebeu 6.500 máscaras e 400 pares de luvas; Pinheiro Macha­do, 4 mil máscaras e 400 pares de luvas; Pedras Altas, mil máscaras e 300 pares de luvas e Candiota 3 mil máscaras e 500 pares de luvas. Nos próximos 40 dias deve ocorrer uma nova entrega.

Três mil máscaras e 500 pares de luvas foram entregues pela CMPC à Prefeitura de Candiota Foto: Divulgação TP

CANDIOTA Na Capital do Carvão, 349 máscaras de TNT e 175 máscaras de tecido já foram entregues pelo Ateliê da Costura de Seival. A cooperativa é com­posta por moradoras da localida­de e a ação é uma parceria com a Prefeitura de Candiota. Conforme informou o prefeito Adriano dos Santos, os itens serão distribu­ídos para população através de uma ação entre o Gabinete da Primeira-dama e a Secretaria de Assistência e Inclusão Social. “Além da confecção para a ad­ministração, as integrantes do Ateliê da Costura também estão produzindo para empresas locais, que distribuirão as máscaras a seus colabores. A população em geral que deseja se prevenir e adquirir sua máscara basta procurar as integrantes da cooperativa em Seival. Esse trabalho realizado pelas cooperadas é de extrema importância não apenas para Candiota, mas para toda nossa região”, destacou o gestor.

Em Candiota, as moradoras de Seival estão produzindo e comercializando máscaras. Prefeito Adriano visitou o ateliê Foto: Márcio Vieira/Especial TP

PEDRAS ALTAS No municí­pio, diante do atual cenário, da recomendação das autoridades e da reabertura do comércio local, a Prefeitura de Pedras Altas, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, já está providenciando a confecção e a compra de máscaras para fornecer para toda a população da área urbana e rural do município. Conforme informado, o início da campanha de distribuição já iniciou com a entrega dos itens de proteção para os trabalhadores do comércio.

CMPC Celulose também fez entrega de máscaras e luvas
para a Prefeitura de Pedras Altas Foto: Divulgação TP

PINHEIRO MACHADO Com o intuito de conscientizar a po­pulação, a Prefeitura de Pinheiro Machado lançou, nesta semana, a campanha “Máscara para Todos”. Com o tema “Todos que precisam sair de casa precisam usar másca­ra” e o slogan “Eu te protejo, você me protege”, a ação se constitui de quatro imagens que podem ser compartilhadas nas redes sociais, contendo as devidas orientações quanto ao uso correto e a im­portância das máscaras caseiras, aquelas confeccionadas em tecido, laváveis e reutilizáveis, como par­te de uma estratégia abrangente no combate à Covid-19.

Pinheiro Machado recebeu quatro mil máscaras e 400 pares de luvas da CMPC Celulose Foto: Gislene Farion TP

Na manhã desta quinta­-feira (23), tão logo receberam as doações da CMPC Celulose, o Executivo se mobilizou para fornecer as máscaras para a po­pulação que fazia uma extensa fila junto à Caixa Econômica Federal. A medida busca conter a disseminação do coronavírus, que até o momento não registra casos no município.

Comentários do Facebook