TRADICIONALISMO

Municípios se preparam para os festejos farroupilhas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
A busca da centelha da Chama Crioula reúne tradicionalistas de todo o Estado

A busca da centelha da Chama Crioula reúne tradicionalistas de todo o Estado Foto: Divulgação TP

O mês de setembro é lembrado pelas atividades alusivas a Semana Farrou­pilha, comemorada de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha, que iniciou em 20 de setembro de 1835, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e huma­nidade.

Antes mesmo do iní­cio dos festejos, centenas de gaúchos começam os atos tra­dicionais, sendo o principal, a busca da centelha da Chama Crioula, considerado um dos momentos mais importantes do tradicionalismo gaúcho. Neste ano, o acendimento foi realizado em Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul, no dia 10 de agosto. De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o ato co­meçou quando um grupo de jovens retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e cos­tumes gaúchos que também impactou na criação do MTG.

Na região, para os municípios de cobertura im­pressa do TP, a distribuição da centelha da chama crioula já teve início. Confira as pro­gramações:

PINHEIRO E PEDRAS Foi realizada a distribuição da centelha da Chama Crioula para todos os municípios da 21º Região Tradicionalista, na Praça do Gaúcho, no município de Pedro Osório. Além de Pedras Altas, os outros oito municípios da 21ª Região Tradicionalista, Arroio Grande, Canguçu, Cerrito, Herval, Jaguarão, Pedro Osório, Pinheiro Ma­chado e Piratini participaram da cerimônia. Representando a Cidade do Castelo, par­ticiparam o secretário de Obras Leonerio Gonçalves Miranda, juntamente com a patronagem do CTG Senti­nela de Pedras Altas.

CANDIOTA As Atividades iniciam nesta quarta-feira (12) com uma recepção aos Cavalarianos da Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) que participarão da entrega da revitalização do Marco de Seival às 15h. O grupo participou do acendi­mento da centelha em São Gabriel juntamente com a Associação de Cavaleiros Rainha da Fronteira. Após chegar o Candiota, o grupo terá percorrido, entre ida e volta, 355 km.

Logo após, os pre­sentes poderão se deslocar até o Seival, onde acontece outra recepção aos Cavalaria­nos e entidades tradicionalis­tas participantes da cavalgada que buscaram a chama Criou­la em São Gabriel, às 16h no PTG Combate do Seival, encerrando as 22h, com o Fandango de Abertura Oficial da Semana Farroupilha 2018, animado pelo grupo Pegada Fandangueira.

No dia 13 de se­tembro a atividade fica pela manhã, com uma soleni­dade com momento cívico de distribuição da Centelha Farroupilha às entidades tradicionalistas de Candiota e municípios vizinhos, às 8h no PTG Combate do Seival. A partir daí, entre os dias 13 e 19 de setembro, a pro­gramação fica a cargo das entidades tradicionalistas, voltando a programação geral do município no dia 20, com o encerramento da Semana Farroupilha.

As atividades da quinta-feira, 20, iniciam às 11h, com a abertura das exposições “História do Tra­dicionalismo de Candiota”, sob direção da professora Ana Jovelina, e a “História de Paixão Cortes” e exposição dos CTGs com seus Acervos Culturais. Às 14h, acontece na Praça Dario Lassance, o Desfile Farroupilha de Ca­valarianos.

Após o desfile, terá um momento para homena­gens e para o ato oficial da Semana Farroupilha 2018, seguido pela Ciranda Cul­tural, às 17h, com exposi­ções culturais e apresentação das Invernadas Artísticas do Município. E por fim, para encerrar as festividades farroupilhas com chave de ouro, às 19h acontecerá o show com a galera do Grupo Vaneraço.

Os interessados em participar da praça de alimentação no dia 20 devem procurar, a partir do dia 13 de setembro, o Setor de Ar­recadação para marcar seus espaços.

HULHA NEGRA No mu­nicípio a distribuição da centelha da Chama Crioula vai ocorre na quinta-feira (13), na Serra da Hulha, na propriedade de Joca Munhoz, na Chácara das Corujas.

Para a Semana Far­roupilha, o município, por meio da Secretaria de Edu­cação e Cultura, programou pelo menos duas atividades, além do tradicional desfile do dia 20, que tem início às 9h30 no Corredor dos Borba e deve percorrer as principais vias públicas e encerrar no ginásio municipal com um ato cívico.

Para o dia 15, pró­ximo sábado, está agendado um baile no ginásio munici­pal com o grupo Mate Novo. O baile terá início às 23h30 e os convites serão comerciali­zados ao valor de R$ 10.

Já para o domingo (16) está programado o tor­neio de futsal de bombacha entre as entidades tradiciona­listas. Não há premiações, o evento visa à integração das entidades e a recreação.

Comentários do Facebook