EXPOSIÇÕES

Museu Histórico Farroupilha de Piratini divulga cronograma 2018

A acadêmica de história Franciele Domingues, fez um tour com a reportagem do Tribuna do Pampa, apresentando a história do local.

A acadêmica de história Franciele Domingues, fez um tour com a reportagem do Tribuna do Pampa, apresentando a história do local. Foto: Maurício Goulart/Especial TP

O Museu Histórico Farroupilha, divulgou nesta semana, o cronograma de atividades de 2018 e com isso, deverá contar com pelo menos uma atração mensal. Exposições, piquenique, lançamento e comemorações estão previstas no calendário deste ano, bem como, outros projetos que ainda estão sendo discutidos pela diretora Kátia Espindola Ávila, que está buscando manter viva a cultura, bem como, resgatar o turismo na 1ª Capital Farroupilha.

De acordo com a diretora, que assumiu o cargo em abril de 2017, a ideia era criar projetos direcionados as escolas, além de aumentar o turismo no município. “Durante esta gestão estamos buscando o fortalecimento de projetos com escolas e com isso, cresceu bastante a economia, já que buscamos também muitos parceiros, além de outros que vieram nos procurar, e isso está dando muito certo”, pondera a Diretora do Museu Histórico Farroupilha.

O Museu Histórico Farroupilha, é uma instituição do Rio Grande do Sul, e em agosto de 2017, firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, para realizar atividades de city tour, city tour temático e exibição dos curtas gravados na cidade e interior de Piratini.

Para Kátia, a parceria foi válida porque o município estava carente de turismo, no sentindo de mostrar o que tem de mais valioso, que é a história do Rio Grande do Sul, através dos prédios históricos.

Segunda ela, o projeto também aumenta o número de visitas na cidade. Em conversa com a reportagem do Tribuna do Pampa, Kátia manifestou que um cronograma está sendo montado também com relação a música nativista, que deverá ser realizado duas vezes por mês em alguns prédios históricos da cidade e interior, no entanto, ainda não tem nada definido, mas deverá ser executado em breve. Outros projetos deverão ser realizados em conjunto com parcerias, porém ainda estão sendo discutidos.

O cronograma foi pensado para o ano inteiro e de acordo com a Diretora do Museu Kátia Espíndola, isso garante o melhor planejamento das atividades já que no ano passado isso tudo foi pensado a cada mês. Outras atividades deverão ser realizadas em parcerias, inclusive com o Jornal Tribuna do Pampa que se comprometeu em auxiliar no desenvolvimento de material cultural.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE 2018

JANEIRO – Exposição “O cerrado e seus olhares”, por Lú Miranda, na sala de exposições do Museu.

FEVEREIRO – Exposição “Emoldurando o tempo através dos carnavais”, na sala de exposições do Museu.

MARÇO – Está previsto a exposição “Lendas de Piratini”, por João Manuel Ferreira, na sala de exposições do Museu Histórico Farroupilha. Ainda no mesmo mês, o projeto poesia no ônibus, parceria firmada com as empresas Embaixador, Rainha e Penha. O projeto será realizado nas escolas e rodoviárias. No mês de março ainda está previsto o Lançamento da coleção Fio Farroupilha que será realizado nas dependências externas do Museu Histórico Farroupilha.

ABRIL – Durante esse mês na sala de exposições das dependências do Museu, Gilmar Surubi, Ângela Farina, Armando Gomes e Alex Cardoso, apresentarão exposições contemporâneas com escrituras, fotografias, caricaturas e desenhos. Ainda em abril, está previsto comemorações ao dia do Índio e haverá, palestras, oficinas e curso de ervas medicinais que deverá ser realizada no Museu, escolas e clubes.

MAIO – Exposição com a professora do IFSUL São Vicente do Sul, relacionado a 16ª semana de Museu e haverá palestras e mostra de objetos.

JUNHO – Está previsto o resultado das poesias no ônibus, evento este que contará premiação e divulgação do trabalho exercido. Ainda em junho, acontecerá o 2ª Encontro dos Sentinelas da Memória de Piratini.

JULHO – Acontecerá o Sarau Cultural aos 229 anos de Piratini, exposição fotográfica intitulada, “Emoldurando a História de Piratini”, pela acadêmica de história Franciele Domingues. Haverá também apresentação do projeto de estágio chamado “História e memória de Piratini, por Franciele Domingues. Além disso, acontecerá também o 3ª Encontro Sentinelas da Memória de Piratini.

AGOSTO – Exposição “O folclore vai até você”, que acontecerá no Museu e escolas e além disso, haverá o 4ª encontro Sentinelas da Memória de Piratini.

SETEMBRO – No mês dos festejos farroupilhas, haverá a exposição “Primavera dos Museus” e será realizado no Museu, escolas e no Centro de Eventos Erni Pereira Alves, durante a Semana Farroupilha e acontecerá também o 5ª encontro de Sentinelas da memória de Piratini. Em outubro será realizado o projeto “Plantio nos canteiros da cidade, tendo como flor símbolo de Piratini: “amor perfeito”. O projeto será realizado no Horto da escola Agrícola. Durante o mês haverá também o 6ª encontro de Sentinelas da memória de Piratini.

NOVEMBRO – Haverá o projeto “O trono Imperial Vazio”, bem como oficinas e Comemoração do dia Nacional da Língua Portuguesa, além do sétimo encontro de memórias de Piratini.

DEZEMBRO – Exposição “Pet Noel e concursos afins”, bem como, o oitavo e último encontro de “Sentinelas da Memória de Piratini”.

Comentários do Facebook