BAIXAS TEMPERATURAS

Nos últimos dois meses, Pinheiro Machado tem sido a cidade mais fria do Brasil

A temperatura média do bimestre é de 9,2 graus

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Nos últimos dois meses, as médias de temperaturas registradas em Pinheiro Machado são as menores do país.

Nos últimos dois meses, as médias de temperaturas registradas em Pinheiro Machado são as menores do país. Foto: Divulgação TP

É bem verdade que as baixas temperaturas as quais os pinheirenses já estão acostumados acabaram ganhando fama no Brasil através dos grandes telejornais. O que não se pode esquecer é que isso só foi possível graças a iniciativa de um meteorologista e dois acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas quando, ainda em 2017, instalaram duas estações meteorológicas para monitorar e comprovar o frio tanto da zona urbana quanto da zona rural da localidade.

Neste mês, a aposta de Allef Matos, Fernando Rafael e Gabriel Cassol ganhou um novo dado importante. Pinheiro Machado fechou junho e julho com 9,2 graus de temperatura média – sendo considerada a menor dentre as cidades no Brasil nesse período.

Nesta época do ano, é comum os veículos ficarem cobertos por uma camada de gelo

Nesta época do ano, é comum os veículos ficarem cobertos por uma camada de gelo Foto: Divulgação TP

Com isso, nesse bimestre, a cidade fica a frente de São José dos Ausentes (a mais fria do Estado), São Joaquim e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina – as mais frias do país. “Este ano tivemos uma dinâmica onde o ar frio ficou mais restrito ao sul do Rio Grande do Sul e com menos frequência no norte do Estado. Isso fez com que Pinheiro Machado se destacasse muito com as temperaturas médias menores que as cidades da Serra”, explicaram.

Embora sejam necessários muitos anos de análises para comprovar a informação e reconhecer o pequeno município com cerca de 12 mil habitantes como o mais frio, o grupo comemora o fato de ser possível estar detectando índices menores que São José dos Ausentes. “Fico bastante feliz e confiante por essa pacata cidadezinha ter sim potencial para ter o inverno mais frio do Estado e um dos mais frios do país. Ao mesmo tempo fico triste em saber que muito pouco foi feito para explorar essa potencialidade, o que seria capaz de ajudar no quadro socioeconômico do município”, pontuou Allef.

Buscando atualizar os leitores do TP, o meteorologista enviou dados com as temperaturas médias até o dia do fechamento desta edição, quinta-feira (9) – onde Pinheiro Machado ainda encontra-se na 1ª colocação. Na tabela, os dados fazem referência ao bimestre (junho e julho) onde é possível visualizar as médias das cidades mais frias do país.

tabela clima

Comentários do Facebook