SAÚDE

Novo edital do Mais Médicos abre duas vagas para Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O novo edital do Programa Mais Médicos, lançado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde, prevê mais duas vagas para o município de Candiota – o único de cobertura do TP com a possibilidade de aumentar o quadro através do programa do Governo Federal neste momento.

De acordo com o secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, a expectativa é poder passar a contar com um total de três profis­sionais através do Programa. “Desde o início do Mais Médicos nós contávamos com dois cubanos. Pós rompimento de Cuba e inserção dos brasileiros, vieram outros dois profissio­nais – mas um deles acabou desistindo e agora contamos apenas com o atendimento de um deles, esperando preencher as vagas disponí­veis e melhorar a prestação de serviços para a comunidade de Candiota”, detalhou.

Com esse novo edital, o Ministério da Saúde espera preencher as vagas abertas depois da desistência de profissionais que entraram no programa para substituir os médicos cubanos. Segundo dados do próprio Ministério, somente nos primeiros três meses deste ano, 1.052 profissionais já desistiram de atuar.

Os profissionais recebem bolsa­-formação no valor de R$ 11,8 mil. O edital dá preferência a médicos brasileiros, com CRM nacional e títulos de especialista e/ou residência médica em medicina da família e comunidade obtidos no país.

Conforme nota do Ministério da Saúde, “caso haja vagas remanescentes dessa primeira etapa, as oportunidades serão esten­didas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no exterior”.

Comentários do Facebook