OVINOCULTURA

Núcleo de Criadores de Ovinos e Caprinos de Pinheiro Machado está próximo de expandir negócios

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O abatedouro, que fica a 2km do centro da cidade, está passando por reformas Foto: Arquivo TP

O ano começou com boas notícias para os criadores de ovi­nos de Pinheiro Macha­do. Na última quinta-feira (31), porto-alegrenses do grupo Cordeiro da Estância estiveram reunidos com presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos e Ca­prinos, Mário Alfredo de Lima, o sócio-diretor, So­lano Cardoso, e o médico veterinário, Edson Farias. Na oportunidade, o pre­feito Zé Antônio também esteve presente e acompa­nhou o início das tratativas de prestação de serviços.

Com os novos clientes, 100 ovinos serão abatidos semanalmente para atender o comércio de Porto Alegre Foto: Divulgação TP

Em conversa com o TP, Solano, que propôs a parceria, explicou como deve funcionar o negócio que visa atender comércios da grande Porto Alegre. “Inicialmente faremos o abate de 100 ovinos por semana. Com esse acerto, na próxima semana, es­taremos trabalhando com produtores parceiros para garantir o fornecimento desses animais”, disse. Ainda conforme contou, sua propriedade rural deve servir de modelo para a estadia dos ovinos até o período do abate – visto que a empresa só compra em grande escala.

Para que isso de fato aconteça, o municí­pio precisa passar a contar com o Sistema Unifica­do Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). “Estamos elaborando um trabalho dentro da inspeção muni­cipal para que possamos vender para outros muni­cípios do estado. O Susaf é apenas mais burocrático em relação ao que utiliza­mos atualmente, então já encaminhamos a documen­tação para a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul e aguardamos por uma resposta em breve”, detalhou o prefeito Zé An­tônio. Segundo comentou, é com esse documento que o Núcleo poderá expandir os seus negócios ao mesmo tempo que vai beneficiar os produtores da região e dar visibilidade e certificação para o trabalho realizado no município.

Além da direção do Núcleo e dos sócios da Cordeiro da Estância, o encontro contou com a presença do prefeito Zé Antônio Foto: Divulgação TP

Ainda durante o encontro, após tratativas fiscais entre os clientes e o presidente do Núcleo, o grupo foi até o abatedouro e acompanhou a reforma total que a estrutura do local está passando. Sobre o novo negócio, Mário Alfredo destacou os prin­cipais beneficiados com essa prestação de serviços firmada. “Esperamos que essa parceria seja dura­doura para que viabilize e melhore o trabalho árduo dos criadores de ovinos do nosso município”, pon­tuou.

REGIONALIZAÇÃO No início de dezembro, o Tri­buna do Pampa acompa­nhou a reunião para tra­tar da regionalização do abatedouro de Pinheiro Machado. Para atualizar o andamento do processo, o sócio-diretor do Núcleo de Criadores de Ovinos e Caprinos, Solano Cardoso, disse continuar em contato com os prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Público Inter­municipal de Desenvolvi­mento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja).

“Estivemos em to­dos os municípios e fizemos tratativas de melhorias na entrega da merenda escolar. Nos próximos dias estare­mos reunidos com o presi­dente do Cideja – o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos – e acertaremos uma data para reunirmos todos os prefeitos, secretários de Educação e os nutricionis­tas de cada município do consórcio para finalizar as tratativas técnicas de entrega em cada local”, explicou.

Para Solano, que contou com a parceria de Mário Alfredo em todos os encontros, a expectativa é bastante positiva. “Desde o início eu falo e reforço, isso vai servir para alavan­car a economia de todos os municípios envolvidos e eu fico feliz em ver que o nos­so trabalho está fluindo”, concluiu.

Comentários do Facebook