O período da Quaresma

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

O ano litúrgico para a Igreja Católica é composto de dois ciclos fortes: o Ciclo do Natal e o Ciclo da Páscoa. Dessa maneira, estamos nos aproximando do tempo da Quaresma, ou seja, um tempo de preparação para a Celebração da Páscoa.
O período da quaresma em 2020, começa dia 26 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e termina dia 09 de abril (quinta-feira santa). É um período de reflexão, escuta e oração para celebração do mistério pascal de Jesus Cristo.
Também existem alguns símbolos e práticas deste período da quaresma. Na quaresma o número 40 é simbólico, pois nos lembra diversas passagens bíblicas que retoma o número, como por exemplos: 40 anos da peregrinação do povo no deserto; Moisés ficou 40 dias nas montanhas e próprio Jesus Cristo jejuou 40 dias no deserto.
O início da quaresma acontece na Quarta-feira de Cinzas. Nesta celebração temos as cinzas bentas, colocadas nas cabeças dos fiéis, lembrando que somos pó e ao pó vamos voltar (Gn 3,19). Este sacramental acontece para uma mudança de vida e perceber que a nossa felicidade está em Deus.
Neste período da quaresma somos convidados a três práticas muito importantes: jejum, oração e esmola. Como nos recorda o Papa Francisco: “Jejuar, isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas: passar da tentação de ‘devorar’ tudo para satisfazer a nossa voracidade, à capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração. Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia. Dar esmola, para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de assegurarmos um futuro que não nos pertence. E, assim, reencontrar a alegria do projeto que Deus colocou na criação e no nosso coração: o projeto de amá-Lo a Ele, aos nossos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando neste amor a verdadeira felicidade”.
Portanto, o período da quaresma é tempo importante para renovarmos nossas forças, na busca da luz de Cristo. Que o Espírito Santo nos guie e acompanhe, para redescobrirmos o caminho da Palavra de Deus e que na pessoa que está ao nosso lado, possamos ver um irmão e uma irmã. Paz e bem!

Frei Tiago Frey, OFM

Comentários do Facebook