Operação Golfinho inicia neste sábado na prainha de Candiota

Soldado Rocha, sargento Alex e soldado Mussoline estiveram averiguando o local nesta quinta-feira (15)

Soldado Rocha, sargento Alex e soldado Mussoline estiveram averiguando o local nesta quinta-feira (15) Foto: Silvana Antunes TP

Três guarda-vidas começarão a atuar na prainha de Candiota neste verão na Operação Golfinho. A ação inicia neste sábado (16), concomitantemente ao restante do estado, quando os principais locais de banho recebem militares para atuar na prevenção de afogamentos.

Em Candiota, integram a equipe na operação os soldados Rocha, Mussoline e Maurício, que ficarão responsáveis pela proteção diária dos banhistas, das 9h às 12h e das 15h às 19h.

De acordo com o soldado Rocha, a atuação ocorre, principalmente, de forma preventiva. “Orientamos a comunidade para que evite entrar na água após ingerir bebida alcoólica ou almoçar. Também é importante o cuidado ao utilizar bóias e brinquedos infláveis, pois também há a necessidade de cuidado para que acidentes sejam evitados”, orienta.

Já o soldado Mussoline lembra o cuidado importante com as crianças. “Estaremos no local para orientar, mas é de extrema importância que os pais ou responsáveis tenham muita atenção com as crianças, pois elas não identificam o perigo”, ressalta.

Acompanhando os guarda-vidas, o sargento Alex Sander ressaltou a importância de utilizar o local de cobertura para o banho. “Fora do horário e área de cobertura dos guarda-vidas o salvamento das pessoas será mais difícil. Já tivemos um exemplo disso em janeiro de 2016, quando um trabalhador entrou em óbito após ser vítima de afogamento em um açude localizado na entrada da Sede de Candiota. Solicitamos que as pessoas tenham cuidado quanto aos horários e locais”, salientou o sargento.

GUARDA-VIDAS – Atendendo uma orientação da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) adequou para “guarda-vidas” a nomenclatura técnica dos militares e civis temporários que atuam no serviço de salvamento aquático, substituindo o termo “salva-vidas”. A alteração acompanha o padrão internacional e segundo a Sobrasa o termo guarda-vidas é amplo, pois a atividade de guardar pressupõe cuidados preventivos relacionados à pessoa e ao ambiente, sendo mais adequado ao serviço. Já o termo salva-vidas está tecnicamente associado aos equipamentos que, efetivamente, salvam vidas, tais como flutuadores e boias. Em virtude de um período de transição, ainda neste verão os uniformes trazem a inscrição salva-vidas.

ESTRUTURA DA PRAINHA – Nesta sexta-feira (15), a reportagem do Tribuna do Pampa acompanhou o Corpo de Bombeiros até a prainha de Candiota para conferir como está o local no início da temporada de verão no que se refere a infraestrutura.

Conforme mostram as imagens, a área está com a grama roçada e dispõe de churrasqueiras e banheiros para o público, além de barzinhos para quem deseja consumir lanches ou bebidas.

De acordo com o Secretário Geral de Governo, Artêmio Parcianello, o serviço, atualmente, está sendo realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Candiota e a comunidade responsável pelos bares. “A Prefeitura realizou o patrolamento da estrada que dá acesso a prainha e a roçada, bem como a manutenção na rede elétrica. Possuímos um projeto ousado para revitalização e valorização da área, mas como ela pertence à CGTEE, a Prefeitura necessita de um termo de concessão de uso de mais de 20 anos para que maiores investimentos possam ser feitos. Estamos em tratativas para que consigamos essa concessão e seja possível deixar o ambiente mais agradável para a comunidade”, explica.

O casal Ordeli e Cátia são exemplos no que se refere ao cuidado da prainha. Moradores do local, eles atualmente realizam algumas manutenções, principalmente na roçada e limpeza. “Fazemos nossa parte tentando manter o local limpo. Vendemos latinhas para comprar combustível e cortar a grama”, relatou o casal.

Área está limpa  e contém mesas, quiosque e churarsqueiras

Área está limpa e contém mesas, quiosque e churrasqueiras Foto: Silvana Antunes TP

 

Quadra para esportes também foi roçada para práticas esportivas

Quadra para esportes também foi roçada para práticas esportivas Foto: Silvana Antunes TP

 

Banheiros foram pintados e são organizados pelos moradores

Banheiros foram pintados e são organizados pelos moradores Foto: Silvana Antunes TP

 

Comentários do Facebook