ABASTECIMENTO

Painéis eletrônicos da principal ETA de Candiota passarão por modificações

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Inversor de frequência foi enviado de carro a Porto Alegre e deve retornar no final da tarde desta quarta-feira (29) Foto: Divulgação TP

Um temporal não muito forte foi o suficiente para queimar o inversor de frequência do painel eletrônico que comanda as bombas de captação de água bruta da barragem da sede de Candiota. Assim, desde o final da manhã desta terça-feira (28), mais uma vez a principal localidade urbana do município sofre com a falta de água.

Segundo explica o assessor especial da Secretaria de Obras do município, Renato Cunha, o Renatão, a peça é o “coração” do painel e não tem como consertar na região. Somente a fabricante Weg pode realizar o conserto e a única oficina da indústria é em Porto Alegre. “Ela é fechada e toda codificada para aquelas bombas. Depois de fazer os testes, só nos resta retirá-la e encaminhar para o fabricante. Foi o que fizemos ontem (terça), antes das 10h. Colocamos num carro e mandamos para capital. A previsão é que os técnicos consertem hoje (quarta) e venham colocá-la e deixar o painel funcionando”, explica Renatão.

Numa medida paliativa, parte do sistema está sendo abastecido, porém a normalidade só deve voltar na manhã desta quinta-feira (30).

EMPRESA – O assessor explicou ainda que a Prefeitura já possui uma empresa contratada para fazer diversas modificações nos painéis da ETA. “Entre elas, é colocar um inversor reserva para cada bomba, pois hoje os painéis têm um inversor para as duas bombas, e isso quando queima nos deixa sem solução rápida. A partir dessa ‘reforma’, não teremos mais essa situação”, projeta.

Comentários do Facebook