CONTRA A ENTURMAÇÃO

Pais e alunos se mobilizam em frente à escola Seival

Pais e alunos permaneceram mobilizados em frente à escola Foto: Divulgação TP

As salas de aulas da Escola Estadual Seival, localizada na comunidade de mesmo nome em Candiota, permaneceram vazias na manhã desta quinta-feira (27). Pais e alunos estão mobilizados com faixas e bloqueando a entrada do educandário.

A ação já havia sido anunciada por pais de alunos em razão das medidas adotadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), reduzindo um dos turnos da escola e adotando o sistema de enturmações.

O TP está acompanhando o processo desde o início e em contato com a presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM), Deise Dias, recebeu imagens da mobilização. Conforme Deise, somente professores e direção da escola entraram no prédio no dia em que estava agendado o início do ano letivo. “Pais e alunos resolveram fazer o ato e nós como CPM estamos apoiando, até por não concordarmos com o sistema por acharmos que os alunos serão prejudicados, principalmente os se anos iniciais”, disse Deise.

13ª CRE – Na semana passada, a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, Miriele Barbosa Rodrigues, em entrevista ao TP, garantiu uma reunião com a comunidade escolar, porém ressaltou ser impossível reverter a situação em razão do baixo número de alunos, evasão escolar ao longo do ano letivo. O encontro está agendado para a tarde desta quinta-feira (27), em Bagé, na 13ª CRE, a partir das 13h30.

OUTRAS AÇÕES – Para a sexta-feira (28), está marcada uma audiência na Câmara de Vereadores de Candiota, a partir das 17h, para pedido de Moção de Apoio aos vereadores a favor da escola. Também está programada uma mobilização e entrada de uma ação no Ministério Público contra o Estado.

Na escola, só entraram professores na manhã desta quinta-feira (27) Foto: Divulgação TP

 

Portas abertas e salas de aulas vazias no prédio nesta manhã Foto: Divulgação TP

 

Comentários do Facebook