Papo de Redação 02/04/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PRAINHA DE CANDIOTA 1
O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, e o presidente da CGTEE, Jorge Andrigueto Júnior, assinaram na última semana (foto), o termo de cedência que repassa por 20 anos a área da Prainha de Candiota para o município. O local se formou na década de 1970 depois do represamento artificial do arroio Candiota, no sentido de formar um reser­vatório de água para abastecer as Fases A, B e C da Usina de Candiota (no caso hoje só a C, pois as demais foram desativadas). O reservatório também está apto a abastecer o projeto da Usina Termelétrica Ouro Negro, na divisa com Pedras Altas, caso saia do papel.

PRAINHA DE CANDIOTA 2
Segundo Adriano, agora o município fica habilitado a investir recursos mais vultosos no local, que é refúgio de muitos candiotenses e moradores da região durante o verão. Ainda de acordo com o prefeito. a Secretaria de Turismo, capitaneada pelo secretário Fabiano Aquere, está a cargo de criar projetos de utilização do espaço.

PRAINHA DE CANDIOTA 3
Assim como o Canto Moleque foi regastado em sua essência, a Prainha precisa ser retomada pelos candiotenses e voltar as duas origens. Com o desinteresse da CGTEE nos últimos anos e a Prefeitura sem poder fazer investimentos mais pesados porque a área não lhe pertence e não lhe era cedida por um período longo, o local ficou desestruturado, feio, foi tomado por construções ilegais e isso tudo somado fez com que as famílias candiotenses pouco ou quase não frequentem mais a Prainha.

PRAINHA DE CANDIOTA 4
A dica para a Secretaria de Turismo é quem sabe criar um Grupo de Trabalho (GT), que também tenha a par­ticipação das forças vivas da comunidade, no sentido de se criar um projeto viável e que tenha este espírito de fazer com que as famílias candiotenses retomem a Prainha como um espaço público de lazer e diversão, como era num passado não muito distante.

CLUBE EM CANDIOTA
O vereador Guilherme Barão (PDT), que foi um dos idealizadores da revitalização do Campo Tarumã, disse à coluna nesta segunda-feira (1º) que sua luta agora, em conjunto com o prefeito Adriano, é fazer com que a Compa­nhia Riograndense de Mineração (CRM) repasse o prédio do Clube Social e Recreativo Mina de Candiota para a Pre­feitura. “Aquilo é um patrimônio que precisa ser restaurado, preservado e também devolvido à comunidade”, aponta o vereador.

PENEIRÃO DO RIVER EM CANDIOTA
O ex- jogador Christian, que atuou na dupla Grenal e no Paris Saint-Geman da França, esteve em Candiota na reinauguração do Campo Tarumã. Na oportunidade ele anunciou que irá trazer para o município uma peneira (sele­ção) do River Plate da Argentina. Os detalhes estão sendo acertados pela Prefeitura e estafe do ex-jogador.

CONSULADO DO GRÊMIO EM CANDIOTA
Aproveitando a presença da diretoria consular do Grêmio em Candiota neste domingo (31), o Consulado gre­mista da cidade mudou de direção. O então cônsul Renato Vieira (Dente) passou o bastão a Márcio Vieira.

VOTAÇÃO EM PINHEIRO 1
Está marcada para esta quarta-feira (3), às 9h, na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado a decisão sobre a denúncia político-administrativa contra o prefeito Zé Antônio. Sobre o fato, na última semana, o denunciante, Fabrício Costa (PSB), se pronunciou. “Se esta Casa começar a passar para a sociedade que para determinadas situações vale as regras e para outras não, porque quem está sendo julgado é meu companheiro de partido ou de coligação, a que ponto nosso município chegará?”, questionou.

VOTAÇÃO EM PINHEIRO 2
O parlamentar se referiu ao fato de que, em 2011, o então prefeito Leivas (PT) foi cassado pelo mesmo motivo que Zé Antônio (PDT) responde agora: falta de respostas aos pedidos de informação do Legislativo. Desta vez, ao que tudo indica, não haverá quórum para que haja o impeachment. Para deixar o cargo, o atual gestor do município precisa de seis dos nove votos (maioria qualificada). A sessão extraor­dinária é aberta ao público.

TRANSPORTE ESCOLAR EM PINHEIRO
Conforme reiterou o vereador Fabrício Costa (PSB), ele continuará atuante na sua função de fiscalizador. Dito isso, levantou o questionamento sobre o transporte escolar do município não estar chegando na localidade do Carro Quebrado. “Moradores e alunos informaram que não estão conseguindo ter acesso ao transporte escolar, fato este que está começando a prejudicar o aprendizado escolar dos alunos que não tem este acesso e que é garantido por lei”, disse. O TP tentou entrar em contato com o secretário de Educação, Jackson Cabral, mas até o fechamento da edição não obteve retorno.

TEATRO EM HULHA NEGRA 1
O município foi palco da peça teatral “Fuga – O Sub­mundo das Drogas”, apresentada pela Láparo Produções e com direção de Antônio Lopes. A exibição foi promovida pelo Projeto Drogas nem pensar, Xirú!, através da Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria de Assistência Social e com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura. O projeto é uma parceira da Prefeitura com a UTE Pampa Sul e prevê uma série de atividades de conscientização e combate ao uso de drogas e similares.

TEATRO EM HULHA 2
A peça conta a história de uma família de classe média que fora destruída pelo uso compulsivo de álcool, cocaína e crack por um dos filhos. A história apresentada é uma maneira diferente de falar sobre as drogas, tema tão importante na atualidade. Pesquisas vêm apontando um cres­cimento preocupante do consumo das mesmas na escola, no trabalho e na família. As apresentações aconteceram pela manhã e tarde, na sexta-feira (29), no Ginásio Carochão, e contemplou alunos da rede municipal e estadual.

BASQUETE DE CANDIOTA 1
O jovem candiotense Érico Oliveira Ribeiro, de 17 anos, recebeu, na última semana, um convite para se juntar a Liga Uruguaianense de Basquete (LuBA) na categoria sub-20, rompendo as fronteiras municipais. A equipe é a vice­-campeã estadual de basquetebol nessa categoria. O atleta começou a jogar quando ingressou no projeto Basquete Para Todos, promovido pela Secretaria de Educação de Candiota, em parceria com o Bagé Basquetebol Clube (BBC), em 2017, junto com o início do funcionamento do projeto.

BASQUETE DE CANDIOTA 2
De acordo com o professor de Educação Física que coordena o Basquete Para Todos, Bruno Lopes, no ano passado Érico disputou o campeonato estadual pelo time de Bagé, despertando o interesse de alguns clubes, chegando até a participar de treinos para a seleção gaúcha sub-17. Segundo Érico, por enquanto não haverá contratos assinados, pois ele ainda não será profissionalizado. “Eu estou muito feliz, toda a família está e todos estão encarando bem a mudança”, contou Érico, “Lá vou continuar estudando e fazendo o que gosto, que é jogar basquetebol”, afirmou.

Comentários do Facebook