Papo de Redação – 02/Set/2016

SimcaPOSSE DO SIMCA 1
A nova diretoria do Sindicato dos Municipários de Candiota (SIMCA) tomou posse no final da tarde desta quarta-feira, 31 de agosto. A gestão é por três anos (2016-2019). O TP esteve prestigiando o evento. A nova direção, encabeçada pelo jovem líder sindical Marcelo Belmudes, foi eleita de forma histórica no último dia 22, quando pela primeira vez uma chapa de oposição venceu o pleito desde que a entidade foi fundada em 1997.

POSSE DO SIMCA 2
Na posse estavam presentes dois diretores da Federação dos Municipários do RS (Femergs), o vice-presidente José Almada Martins e o vice-secretário geral Luciano dos Santos. Além de desejarem sucesso a nova direção da entidade, eles reforçaram que a grande luta sindical do momento é contra a possibilidade de retirada ou restrição dos direitos trabalhistas, que vem sendo proposta pelo governo federal, através do novo presidente da República Michel Temer (PMDB). “Somos 5 milhões de funcionários públicos em todo o Brasil e estamos prontos para a luta”, alertou José Almada.

POSSE DO SIMCA 3
O novo presidente do Simca reforçou sua disposição em fazer uma gestão participativa e transparente, tendo agradecido as gestões que trouxeram o sindicato até aqui com conquistas, segundo ele importantes, como a sede própria da entidade e um veículo, entre outras. Marcelo Belmudes afirmou que a nova diretoria está focada já de início na apresentação em 2017, da nova lei do Regime de Próprio de Previdência Social (RPPS) do funcionalismo municipal. Esta semana, Marcelo pediu exoneração do cargo que exercia na prefeitura como coordenador municipal de Limpeza Urbana para se dedicar exclusivamente ao sindicato.

POSSE DO SIMCA 4
Ao que tudo indica, o Simca entra numa nova fase de sua história, quando a entidade passará a ter um envolvimento maior com as questões da cidade (até porque agora é presidido por alguém que mora no município), e não apenas e estritamente com o chamado sindicalismo de resultados. Como dito em outras ocasiões aqui mesmo neste espaço, muitas vezes se sentiu falta da presença do Simca, por exemplo, na luta pelo carvão mineral, no debate por uma solução para a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), dentre outros tantos temas que interessam a categoria e também a sociedade candiotense e regional como um todo.

CRM EM CANDIOTA
Não é só com o Sindicato dos Mineiros de Candiota que a atual direção da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) enfrenta dificuldades. A sociedade de Candiota, que foi acostumada a ter uma relação próxima com uma de suas principais empresas, está vendo neste período um distanciamento jamais experimentado antes. Como já dito aqui, CRM na Capital Nacional do Carvão já está virando Conselho Regional de Medicina.

MELHORES DO ANO 2016
Em breve começa a maior pesquisa regional que indica empresas e pessoas que mais se destacaram durante o ano em Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas. Este ano, o evento vem recheado de novidades. Aguardem!

COMÍCIOS EM CANDIOTA
As três candidaturas majoritárias de Candiota realizam comícios neste fim de semana. O candidato Betiollo, da coligação Candiota em Primeiro Lugar (PSDB e PSC), faz seu terceiro comício nesta sexta-feira, 2, na Vila Oprária, a partir das 18h. Já o candidato da coligação Para Candiota Continuar Avançando (PT, PTB, PCdoB e PSB), Adriano dos Santos, promove o seu segundo encontro, também nesta sexta, porém no bairro João Emílio, na rua Chico Mendes, a partir das 19h. No sábado, 3, será a vez o candidato Gildo Feijó, da coligação Juntos por Candiota (PMDB, PDT e PP) fazer sua estréia em comícios nesta eleição, quando reúne a militância e a comunidade na rua João Magalhães Filho, em frente ao Pitbull, a partir das 16h30.

CANDIDATOS PAPOENCONTRO COM CANDIDATOS – COM FOTO
Na semana passada, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) de Pinheiro Machado se reuniu com os candidatos à prefeitura. O encontro aconteceu nas dependências do Sindicato Rural. O objetivo da reunião é de informar como funciona o Comder, bem como a utilização no respectivo governo futuro. Para os conselheiros, o diálogo com os candidatos e a participação foi positivo.

Comentários do Facebook