Papo de Redação 05/04/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

COERÊNCIA EM PINHEIRO
O PT pinheirense perderia todo o discurso que cunhou antes, durante e depois da queda do prefeito Luiz Fernando Leivas em outubro de 2011, caso o único vereador do partido com assento na Câmara atualmente, Gilson Rodrigues, não tivesse votado contra a cassação do prefeito Zé Antônio nesta quarta-feira (3). Na época da cassação de Luiz Fernando, o PT classificou o ato como golpe, sendo que o argumento para cassar Zé agora foi o mesmo, qual seja, o de não responder em tempo legal e regimental aos pedidos dos vereadores.

RECADO EM PINHEIRO
Por mais que se soubesse o resultado final da votação, o processo repetido em Pinheiro Machado em tão pouco tempo (oito anos após Luiz Fernando ter sido cassado), tem sim um recado político embutido. Ele pode ser entendido de diferentes formas. Uma delas é como uma demonstração de força do Legislativo.

PTB DE CANDIOTA 1
O PTB do Rio Grande do Sul, por intermédio de uma normativa da executiva estadual, determinou a realização de suas convenções municipais até o próximo dia 15 de maio. Em Candiota, o partido é presidido pelo atual secretário de Turismo, Fabiano Aquere, além de ter em seus quadros o vice-prefeito da cidade, Gil Deison Lopes Pereira. De olho em 2020, os petebistas já iniciam suas movimentações. Esta semana, algumas lideranças da sigla mantiveram encontro com o prefeito Adriano dos Santos (foto), quando foi reafirmado o compromisso do PTB com o atual governo.

PTB DE CANDIOTA 2
Segundo a coluna apurou, tudo indica que Fa­biano Aquere, que foi o candidato a vereador mais votado da sigla em 2016, deve ainda compor a nova executiva, porém não mais na linha de frente, se dedicando mais exclusivamente a sua pasta e também de olho numa possível nova candidatura ao Legislativo local.

PTB DE CANDIOTA 3
Presente no encontro com o prefeito Adriano, o ex- vereador, ex-presidente da Câmara e ex-secretário de governo de Candiota, Juliano Corrêa, conforme adiantado por um dirigente do PTB, deve assumir um papel chave na construção política do partido em Candiota. Filiado desde 2016, Juliano tem sido membro ativo da sigla e é forte postulante a um espaço no atual governo devido a sua experiência administrativa e política.

RACIONAMENTO EM HULHA
Extremos fazem parte do cenário de Hulha Ne­gra. Em janeiro deste ano, o grande volume de chuvas que assolou o município e região, levou a um decreto de Emergência devido aos alagamentos. Pouco tempo depois, sem o registro de chuvas moderadas, o cenário é outro, de seca. Enquanto de um lado o fator climático au­xilia na recuperação de estradas que estavam em estado crítico, do outro já começa a causar alguns transtornos. Como já informado pelo TP, o município é abastecido por poços artesianos e o calor dificulta o acúmulo de água para o abastecimento da população. Em consequência disso, novamente os moradores estão convivendo com o racionamento. O vice-prefeito Igor Canto confirmou a nossa reportagem o racionamento diário, das 13h às 17h. Segundo também foi apurado pelo TP recentemente, não está descartada a hipótese de outro Decreto de Emer­gência, desta vez em razão da estiagem.

AGROINDÚSTRIAS DE HULHA
O crescimento das agroindústrias de Hulha Negra é visível. O apoio da Prefeitura e Emater têm sido fundamental para o aperfeiçoamento, fortalecimento e crescimento do setor. No município, produtores das agroindústrias já fornecem há algum tempo, alimentos para a merenda escolar, permitindo que o município cumpra a legislação de compra de até 30% de produtos da agricultura familiar. O incentivo aos produtores resultou na produção e comercialização para quartéis de Bagé no ano passado. Neste ano, o processo deve continuar. O Executivo, junto ao fiscal do Serviço de Inspeção Muni­cipal (SIM) e Emater, acompanharam a apresentação e degustação dos produtos das Agroindústrias de Hulha Negra aos quartéis de Bagé. Estiveram presentes as agroindústrias da Tia Zane, Pampalac, Agromap e Apro­fara.

ESTIAGEM EM CANDIOTA
A estiagem também preocupa em Candiota, especialmente nas comunidades rurais. Esta semana, a Prefeitura abriu inscrições para os produtores que dese­jam receber água de caminhões-pipas contratados pelo município.

RECURSO DO LEGISLATIVO EM PEDRAS
No início da semana, o presidente do Legislati­vo pedrasaltense José Volnei da Silva Oliveira, realizou a devolução de R$ 15 mil ao Poder Executivo. O valor deverá ser aplicado na retomada das obras das redes de água das comunidades Santa Inês e Lago Azul. Segundo o presidente,o valor é resultante do saldo remanescente, da economia nestes primeiros dias do exercício de seu mandato. “O valor devolvido mostra o bom trabalho e a responsabilidade com o dinheiro público pelo Poder Legislativo, parâmetro este que adotamos desde o início de nosso mandato”, afirma o prefeito Bebeto, assim re­vertendo em serviço e obras aos munícipes.

ESTRADAS DE PEDRAS
A recuperação e manutenção das estradas do interior de Pedras Altas seguem em pleno andamento. Nesta semana, o prefeito Bebeto Perdomo mostrou mais uma vez o trabalho da Secretaria de Obras na re­cuperação das estradas vicinais. Ele citou a manutenção na estrada da Biboca, assim como a união e apoio dos produtores da localidade para a realização dos serviços. A participação, dentro das possibilidades, dos produtores tem se mostrado muito importante para os municípios. A mesma parceria já ocorre em outras cidades da região.

AUXÍLIO PARA PEDRAS ALTAS
O prefeito Bebeto Perdomo, juntamente com os vereadores José Erni e Nádia Venâncio estiveram na Defesa Civil estadual reivindicando a liberação de caixas de água para as famílias do município que ainda não possuem.O argumento para o pedido é que existem várias famílias sem um local para o armazenamento de água para o consumo humano.

 

Comentários do Facebook