Papo de Redação 05/11/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

ESCLARECIMENTO DA CGTEE
A Companhia de Geração Térmica de Energia Elé­trica (CGTEE) encaminhou, na tarde desta segunda-feira (4), uma nota de esclarecimento sobre o significativo aumento de vazões no reservatório da Barragem II do Complexo Termelétrico de Candiota, decorrente das fortes chuvas dos últimos dias. “A Eletrobras CGTEE informa que, entre os dias 27 e 30 de outubro, suas estações meteorológicas, localizadas no aeroporto e na sede do município, registra­ram precipitações de chuvas que ultrapassaram 200mm. Em função de significativo aumento de vazões afluentes no reservatório da Barragem II do Complexo Termelétrico de Candiota, de acordo com procedimentos de operação, e com intuito de preservar níveis de segurança no reservatório, iniciou-se em 28 de outubro a abertura de suas comportas. Ao longo de todo esse período, temos trabalhado dentro dos padrões normais, sem qualquer tipo de risco operacional”, diz a nota. O jornal está buscando mais esclarecimentos sobre o assunto junto à assessoria de comunicação da estatal.

EUCALIPTOS EM CANDIOTA
Falando em CGTEE, a Brigada Militar de Candiota apresentou na Delegacia de Polícia local nesta segunda-feira (4), dois homens acusados de furto de eucaliptos numa área da empresa. Eles prestaram depoimento e depois foram liberados.

FEOVELHA 1
Na última semana, a Junta Governativa que res­ponde atualmente pelo Sindicato Rural de Pinheiro Machado cumpriu mais uma agenda para divulgação da próxima edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). Em Porto Alegre, estiveram com o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho (foto). Em Pelotas, o grupo esteve na sede da Embrapa Clima Tem­perado e na regional da Emater/Ascar-RS. O prefeito Zé Antônio acompanhou a comitiva que promete a retomada do evento em maiores proporções.

FEOVELHA 2
Em se tratando de soberanas da Feovelha, que há dois anos o trio se repetia por contenção de gastos, neste ano a Comissão Jovem do Sindicato Rural já prepara uma novidade. Sendo inviável a realização de um concurso nos moldes tradicionais e com o intuito de unir forças com entida­des representativas da comunidade pinheirense, o grupo já estabeleceu contato com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) e o CCTG Lila Alves para apresentar suas representantes. A convite, a miss Pinheiro Machado 2020, Bruna Larroza, também aceitou fazer parte da corte que realizará um importante trabalho de divulgação do evento.

FEOVELHA 3
O trabalho da Junta Governativa formada por Edson Hélio Souza Farias (presidente), André Coronel Trindade (tesoureiro) e Paulo Roberto Burgo Alves (secretário) e da primeira Comissão Jovem do Sindicato Rural tem se mos­trado bastante alinhado. Quem acompanha a movimentação nota que ambos segmentos não têm medido esforços para que a 36ª edição da Feovelha faça com que a população em geral retorne ao Parque Charrua. Diversos eventos paralelos ao tradicional Rematão estão sendo trabalhados e em breve já serão anunciados.

CURSO EM CANDIOTA
Nesta quarta-feira (6), acontece em Candiota, o curso Inovação Pedagógica e Diversidade Cultural, que será realizado na escola Dario Lassance, com 60h de duração. A finalidade do curso é reconhecer a inovação pedagógica que começa pelas pessoas que fazem a educação e identificar a diferença entre inovação pedagógica e tecnológica.Na qualificação, também serão trabalhadas as questões refe­rentes às diversidades que estão presentes na escola e na comunidade. Serão ministrantes os professores mestres em Ensino, Ricardo Costa Brião e César Jacinto. Mais informa­ções com o coordenador, professor Jacinto, pelo WhatsApp (53) 99708-5775. A aula inaugural ocorre às 18h30min.

CURSOS TÉCNICOS EM BAGÉ
Estão abertas até o dia 24 de novembro as ins­crições para o processo seletivo para os cursos técnicos em Mecânica e Mecânica (integrado ao Ensino Médio), na escola Frei Plácido, de Bagé. As inscrições devem ser efetuadas através do endereço eletrônico www.educacao.rs.gov.br (Seduc/RS). Para o pós-médio são 25 vagas, com prova prevista para às 14h do dia 7 de dezembro. Já para o curso na modalidade integrada, o sorteio será no dia 5 de dezembro, às 9h30, também com oferta de 25 vagas.

CAMPANHA DO AGASALHO EM HULHA
Acontece até o dia 22 de novembro a segunda etapa da campanha do agasalho de Hulha Negra. As famí­lias cadastradas na Secretaria de Assistência Social podem buscar seu agasalho que estará exposto no Ginásio do Complexo do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). São peças de todos os tamanhos e idades, incluindo calçados.

MUDANÇA EM PEDRAS ALTAS
Nos bastidores políticos de Pedras Altas, a conver­sa é forte sobre uma possível troca de partido do prefeito Bebeto Perdomo, que se elegeu pelo PSB. Ele não confirma a informação.

IPVA 1
O governo do Estado anunciou duas novas medi­das que auxiliarão para o equilíbrio fiscal: um novo Programa Especial de Quitação e Parcelamento de ICMS (Refaz) e alterações no Imposto sobre Propriedade de Veículos Auto­motores (IPVA) de 2020. As iniciativas foram apresentadas em entrevista coletiva de imprensa nesta segunda-feira (4), na Secretaria da Fazenda, pelo secretário Marco Aurélio Cardoso, pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e pelo subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

IPVA 2
Entre as alterações anunciadas para o IPVA 2020, estão a antecipação do calendário do tributo de abril para janeiro. Ao longo deste mês, os vencimentos ocorrerão de os dias 6 e 30. A mudança também retira a possibilidade de parcelamen­tos e exclui descontos pela antecipação (até 3%), mantendo os descontos do Bom Motorista (até 15%) e do Bom Cidadão (até 5%) para quem cumprir todos os requisitos.

IPVA 3
Com o fim dos descontos, o governo estima im­pacto de R$ 29,7 milhões na arrecadação em relação ao exercício anterior, quando apenas 5% dos contribuintes optaram pelo parcelamento. Os contribuintes poderão optar pelo pagamento até 30/12/19 com valor da UPF (Unidade de Padrão Fiscal) nos patamares de 2019. Após essa data, passa a valer o novo índice de variação da UPF, calculado em cerca de 4% de aumento. Os dados da frota do Estado para o IPVA 2020 ainda estão em processamento, mas nú­meros deste ano mostram que são em torno de 6,7 milhões de veículos, sendo 3,7 milhões tributáveis (55%) e 3 milhões isentos (45%).

Comentários do Facebook