Papo de Redação 05/01/2018

VOLTAMOS
Depois de um pequeno período de recesso, o TP impresso volta a circular nesta sexta-feira (5) e assim seguirá durante todo este ano de 2018, de forma bissemanal (terças e sextas).

mesa-diretora-candiotaPOSSE EM CANDIOTA 1
A nova mesa diretora (foto) da Câmara de Candiota tomou posse no último dia 28 de dezembro, no plenário Gregório Ferreira. Na oportunidade, a quarta mulher a assumir a presidência na história do Legislativo candiontense, vereadora Andréia Rangel (MDB), assinalou em seu discurso, disse ter ficado muito honrada em ter sido eleita presidente. Ela destacou que a transparência será uma marca de sua gestão, fato já adotado, segundo ela, pelo colega que o antecedeu, o vereador Guilherme Barão. Ela também agradeceu ao seu partido e a família. O prefeito Adriano dos Santos (PT), prestigiou o evento.

POSSE EM CANDIOTA 2
Além da vereadora Andréia na presidência, assumiram os vereadores Guilherme Barão (PDT), como vice-presidente; Fabrício Moraes (MDB), como 1º secretário e, Dinossani Pech (PSDB), como 2º secretário.

REPRESENTATIVA EM CANDIOTA
Câmara candiotense está em recesso até o dia 15 de fevereiro. Até lá acontecem apenas as reuniões da Comissão Representativa, todas as segundas-feiras, às 17h, que é formada pela vereadora Andréia, Claudivan Brusque (PSDB), João Roberto da Costa (PT) e Guilherme Barão.

PARCELAMENTO EM CANDIOTA
O Executivo em acordo, acabou retirando no fim do ano passado o projeto de lei que previa a unificação da dívida de R$ 5,8 milhões do Regime Próprio de Previdência (RPPS) e o parcelamento em 150 vezes. Um novo projeto já foi protocolado prevendo 100 parcelas. Nos bastidores, a aposta é que a nova proposta seja aprovada, sendo que há negociações e articulações em torno do projeto ainda acontecendo.

TERRENOS EM CANDIOTA
A Prefeitura de Candiota entrega nesta sexta-feira (5), às 18h, sete lotes urbanos as famílias residentes rua Fernando Pantoja, nos fundos da Escola Dario Lassance, na Cidade de Candiota. As áreas pertenciam a União e a Prefeitura conseguiu a doação.

SIGLAS E NOMES
Não estranhe quando a coluna e o jornal passaram a usar MDB ao invés de PMDB, Progressistas ao invés de PP, entre outras mudanças. É que estes são os novos nomes dos partidos.

CIDADE DE CANDIOTA
Também não estranhe que o jornal há muito não usa mais Dario Lassance para denominar a Sede do Município de Candiota. O TP adotou o nome que está na legislação, que é Cidade de Candiota. Dario Lassance é a praça, o ginásio e a escola, que estão todos localizados na Cidade de Candiota. É nosso dever de ofício chamar um lugar de forma correta.

IDENTIDADE EM CANDIOTA
Aliás, uma rádio e uma famosa loja bageense insistem que Dario Lassance é um município ou uma cidade. “A fulana de Lassance pediu música”, ou “…frete grátis para Dario Lassance, Hulha Negra e Candiota”. Bem, a rodoviária (que deveria ao menos ter uma estação na Cidade de Candiota) segue sendo chamada de Terminal CEEE, no tempo que Candiota pertencia a Bagé. Para os que ainda acreditam que isso é tema irrelevante, segue a falta de identidade própria. Ou seja, quem não tem nome certo, como deve ser chamado? Chama do jeito que quiser!

HISTÓRIAS EM HULHA
O mês de janeiro, em Hulha Negra, contará com atividades voltadas ao incentivo a cultura. Durante o período, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30, estará ocorrendo o projeto “Leitura e contação de histórias: uma viagem de férias”. A atividade ocorrerá na biblioteca municipal Drª Nóris Paiva e toda a comunidade está convidada a participar.

SAÚDE EM HULHA
Conforme está sendo divulgado nesta edição do TP, a Secretaria de Saúde de Hulha Negra está com um novo gestor à frente, o vice-prefeito Marco Igor Ballejo Canto. Informações já circulam a respeito de algumas mudanças na pasta, principalmente no que tange a proibições para o cumprimento da legislação municipal em alguns setores, assim como da carga horária. Muitos projetos também estão previstos em prol de melhorias à comunidade, ação completamente esperada pela população. Informações também já apontam possíveis nomes para assumir o cargo no futuro, mas nada confirmado. Vamos aguardar.

FILME EM HULHA
Será realizado pela igreja Família de Deus um evangelismo na praça Manda Brasa. O evento, voltado para toda a comunidade de Hulha Negra, ocorrerá de 8 a 13 de janeiro, próxima semana, a partir das 19h. De acordo com o pastor Volney Jorge, durante o período, haverá telão com a passagem de filmes evangelistas, assim como pipoca e outras atrações. A semana de eventos conta com o apoio dos evangelistas Adilson e Aroldo, assim como do grupo de homens da igreja.

PRECATÓRIOS EM PINHEIRO
Para ‘ajudar’ a gravíssima crise financeira de Pinheiro Machado, o vereador e presidente da Câmara local, Jaime Lucas (MDB), lembrou que neste ano de 2018, o município terá que pagar nada menos de R$ 3,7 milhões em precatórios.

isler-baezNOVA SECRETÁRIA EM PINHEIRO
Em virtude do afastamento por saúde do então secretário da Fazenda de Pinheiro Machado, Ilton Quadros, o prefeito Zé Antônio determinou a nomeação de uma nova secretária para a pasta. Trata-se da funcionária pública aposentada Isler Veleda Baez de Oliveira (foto). Segundo o prefeito, Isler possui sua total confiança, além de ter muita experiência, pois durante seu tempo de Prefeitura, atuou por mais de 20 anos na Secretaria da Fazenda.

 

Comentários do Facebook