Papo de Redação 06/11/2018

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

LUTO EM PINHEIRO 1
Pinheiro Machado perdeu neste domingo (4) um dos seus mora­dores mais impor­tantes. Luis Hen­rique Chagas da Silva tinha 62 anos e lutava contra um câncer. Natural de Herval, Chagas, como carinhosa­mente chamado, foi comandante da Brigada Militar em Pinheiro Ma­chado, patrão do CCTG Lila Alves, venerável da Loja Maçônica Luz Ordem e secretário da Administração e da Fazenda do município em mandatos diferentes. Dono de uma voz invejável, Chagas a emprestava para muitos eventos, como a Comparsa da Canção Nativa – da qual era um aficionado. Por duas ocasiões, ele foi o mestre de cerimônias dos Melhores do Ano (foto) – evento promovido pelo TP. Também, ele escreveu uma coluna tradicionalista no não menos saudoso jornal A 1ª FOLHA. Sob a comoção de familiares e amigos, ele foi sepultado na manhã desta segunda-feira (5) no cemitério de Pinheiro Machado

LUTO EM PINHEIRO 2
A cidade também ficou bastante consternada com a morte de Juraci Vasconcelos, de 41 anos, ocor­rido no início da tarde do domingo (4), após uma briga entre vizinhos no interior do município.

DECRAB EM PINHEIRO
Há cerca de dois meses, a Delegacia Especia­lizada em Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) foi home­nageada na Câmara pinheirense. Na última quinta-feira (1º) voltou à cidade para fazer uma grande operação policial no comércio local.

BETIOLLO EM PINHEIRO 1
Nos bastidores políticos da Terra da Ovelha, é forte a ideia de que o ex-prefeito da cidade por dois mandatos seguidos (1997-2004), Carlos Ernesto Be­tiollo (PSDB) irá concorrer por lá em 2020 e não mais uma vez em Candiota, como se imagina. Para tanto, ele precisa no ano que vem voltar a ter domicílio eleitoral em Pinheiro Machado, sendo que desde 2003 ele é eleitor candiotense.

BETIOLLO EM PINHEIRO 2
O advogado, agrônomo e produtor rural já tentou ser prefeito de Candiota em duas ocasiões. A primeira foi em 2004, quando foi impedido pela Jus­tiça Eleitoral por não ter se desincompatibilizado da Prefeitura pinheirense e precisou ser substituído pela esposa Lucel na reta final da campanha. E a outra foi nas últimas eleições. Betiollo chegou a ficar oito anos inelegível depois de ter um ano de suas contas como prefeito desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e pela Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado.

BETIOLLO EM PINHEIRO 3
Os analistas de plantão projetam muitas fa­cilidades para Betiollo em Pinheiro Machado como candidato a prefeito em 2020, ao contrário de Candiota, Na verdade, Betiollo sempre teve muito mais identidade com Pinheiro do que com Candiota e este cenário, pelo que se nota, não deve ser modificar de forma significa­tiva até a próxima eleição. Outro fator que pesa é que na Capital do Carvão ele precisaria dispensar muito mais recursos para uma campanha eleitoral.

PSL EM CANDIOTA
Já corre pelas redes sociais a ideia de criação em Candiota do partido do presidente eleito Jair Bol­sonaro, o Partido Social Liberal (PSL). Ainda não se sabe a certo quem seriam os articuladores, porém um é quase certo, pois foi dos primeiros a fazer campanha para o capitão na Capital do Carvão, que é o sargento da reserva da Brigada Militar, Flávio Sanches. Um dos grandes desafios dos bolsonaristas candiotenses é reverter a votação expressiva que o PT de Fernando Haddad obteve em ambos os turnos, inclusive para governador, senador e deputados federal e estadual. O município é governado pelo PT pelo terceiro mandato e pelo menos até agora mantém um eleitorado bem fiel.

ENTREGA EM CANDIOTA
O Rotary Club Candiota Capital do Carvão entrega nesta terça-feira (6) um respirador artificial para a Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy, que é mantenedora do Pronto Atendimento 24h (antigo Hospital Central de Candiota), na Vila Residencial. O aparelho foi adquirido com os recursos da 2ª Feijoa­da do Rotary – promovida recentemente. A entrega acontece às 19h.

INAUGRAÇÃO EM CANDIOTA
O Sindicato da Construção Civil de Candiota inaugura nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, a sua sede, bem como, a Sala de Treinamento e Qualificação Complementar. A sede da entidade vai funcionar no prédio onde por muito tempo foi a Secretaria de Cul­tura do município, junto a praça da Vila Residencial. O prédio recebeu uma ampla reforma e atualmente pertence à Prefeitura, depois de ter sido repassado pela CGTEE. Uma lei de cedência por tempo deter­minado tramita na Câmara de Vereadores.

ÁRVORES EM PEDRAS ALTAS
Com o título “Cidade mais bonita, cidadão mais feliz”, foi realizado na Cidade do Castelo, um projeto para o plantio de árvores e paisagismo no município. A primeira etapa da ação – plantio nos canteiros centrais da área urbana – foi decorrente de um diálogo e uma união entre a Prefeitura de Pedras Altas e o comércio local. Conforme o Executivo, o comércio escolheu as mudas e se disponibilizou a ajudar no cuidado. Já o município, em contrapartida, fez a aquisição das plantas.

PONTES EM PEDRAS ALTAS
O prefeito Bebeto Perdomo, de Pedras Altas mostrou mais um resultado de empenho e busca por melhorias para o município. Segundo Perdomo, que mostrou a situação em um vídeo na rede social Fa­cebook, através do apoio da Celulose Riograndense e intermediação do coordenador de Operações Flo­restais, Mauro Fernández, o município conseguiu a madeira grossa necessária para a recuperação da ponte da localidade de acesso ao assentamento Bom Viver e Várzea do Candiota. “Muito trabalho, união e comprometimento dos nossos colegas funcionários públicos municipais”, atribuiu o prefeito a parceria e resultados.

Comentários do Facebook