Papo de Redação 07/01/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PRESIDÊNCIA EM PINHEIRO
Após idas e vindas e algum bate-boca, os vere­adores governistas se acertaram em Pinheiro Machado e Renato Rodrigues (PSDB) deve assumir o Legislativo pinheirense a partir de fevereiro. Para que isso acon­teça o atual presidente, Mateus Garcia (PDT) precisa renunciar ao cargo, pois o mandato da mesa diretora é de dois anos, cumprindo um acordo. Assim, uma nova eleição deverá acontecer em breve, quando Renato já possui a maioria dos votos, inclusive da oposição.

SHOW NA FEOVELHA 1
A Comissão Jovem do Sindicato Rural de Pinheiro Machado confirmou, na última semana, a re­alização de um show nativista durante a Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). Ainda sem revelar o artista e outros detalhes como data e horário, o grupo somente anunciou que a entrada vai ser gratuita e que a ação já fazia parte dos planos da equipe por entender a importância da retomada da música dentro do Parque Charrua. Para o TP, os membros da Comissão afirma­ram que o evento só foi possível graças à parceria com a empresa CMPC, que atua na região, e conta com o projeto “Música na Estrada”.

SHOW NA FEOVELHA 2
Diante do anúncio, o que se viu foi bastante comemoração por parte da população pinheirense pela iniciativa. O empenho do grupo foi reconhecido e o que esperam agora é poder contar com a adesão desse público para abrilhantar a Feovelha, que nos últimos anos acabou tendo sua parte festiva deixada de lado por falta de recursos financeiros. A Comissão Jovem, conforme vem salientando em suas ações, tem primado pela realização de iniciativas voluntárias e através de parcerias com empresas privadas. Fato importante que mostra que, muitas vezes, basta um pouco de força de vontade, criatividade e determinação para fazer acon­tecer.

CORRENTE DO BEM EM PINHEIRO
Embora já tenha passado algumas semanas do evento, em conversa com a reportagem, o prefeito Zé Antônio fez questão de registrar um agradecimento especial para os voluntários da Corrente do Bem que re­alizaram, no último dia 21, o Natal Solidário em Pinheiro Machado. “Em meu nome e do vice-prefeito Jackson Ca­bral, queremos deixar um sincero agradecimento a todas as pessoas que usaram seu tempo livre e deixaram um pouco seus outros afazeres de lado para proporcionar para a comunidade pinheirense um belo evento natalino. Há muito tempo não víamos as pessoas mobilizadas, a praça enfeitada e notamos que o espírito solidário tocou a todos junto com o trabalho da Corrente do Bem”.

SORTEIO EM PINHEIRO
A Associação Comercial, Industrial, Agropecu­ária e Serviços (Acias) concluiu mais uma edição do Natal Premiado em Pinheiro Machado. Antes do ano terminar, durante evento de inauguração da Academia da Saúde, os vencedores foram conhecidos: Cristielen Bandeira (bicicleta), Israel Dutra (Smart TV 32’) e Cle­ber Madeira (Smart TV 42’). As empresas que tiveram os cupons sorteados foram a Papelaria Papyrus, Pop Calçados e Clínica Sphor.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 1
O prefeito Adriano dos Santos (PT) mostra habilidade política ao contemplar e acatar os pedidos d os partidos da base aliada, mantendo assim a coalizão governista. Há pouco, ele efetivou como secretária de Meio Ambiente, a pedetista Cristiane Ceschini. Agora, contemplando o PTB, ele efetiva o ex-vereador Juliano Corrêa no Turismo e Fabiano Aquere (que estava no Turismo), como o novo secretário de Saúde.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 2
O que se diz nos bastidores é que o vice-prefeito Gil Deison Pereira, que estava na Saúde, assumirá mais a parte burocrática e administrativa da Prefeitura (que é o mais chato mesmo), deixando o prefeito Adriano mais liberado para fazer política em 2020.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 3
Também se fala nos bastidores, que o vereador Danilo Gonçalves (PT) deve retornar em seguida para a Câmara, fazendo com que o vereador também petista Fabiano Oswald retome a pasta do Planejamento – manobra inversa feita no ano passado e que garantiu a presidência da Câmara para o lado governista, porém gerando muitas críticas da oposição.

DESEMPENHO EM CANDIOTA
O vereador Fabiano Oswald teve bom desem­penho à frente do Legislativo, no curto período que foi presidente. Teve jogo de cintura e costurou com a opo­sição a aprovação de inúmeros projetos no fim do ano, praticamente limpando a pauta. Também foi veemente quando teve que defender o governo.

ÁGUA EM CANDIOTA 1
Uma solução mais eficiente para o tratamento e distribuição de água em Candiota segue sendo o grande desafio das administrações desde que o município foi implantado em 1993. Apesar de muitos e significativos avanços, feitos por todos, ainda o sistema apresenta defeitos graves. Olhando só a parte administrativa e financeira se consegue imaginar os problemas, quando o sistema opera com uma inadimplência altíssima (mais de 60%) e déficit de quase R$ 2 milhões anuais. A cria­ção de uma autarquia se faz urgente. Com ela, haverá maior profissionalização do serviço, controle racional do uso com a hidrometria, diminuição do déficit ou até mesmo superávit que permita investimentos pesados com os recursos da própria arrecadação.

ÁGUA EM CANDIOTA 2
A coluna conversou com um especialista em tratamento e distribuição de água esta semana. Ele analisou especificamente os casos de falta de água na sede do município, que ocorreram recentemente. Conforme ele, muito provavelmente o que acontece é falta de pressão e isso se resolve com a instalação de motores de bombeamento. O não controle no uso, ou seja, a falta de hidrômetros, também ajuda a deixar o sistema precário. Ele lembrou, por exemplo, que quan­do há um vazamento e se tem o hidrômetro, o próprio usuário detecta, pois sua conta de água se altera. Como não há, o vazamento pode ficar ali indefinidamente, pois se for no subsolo, ninguém irá percebê-lo.

Comentários do Facebook