Papo de Redação – 07/Out/2016

OPÇÃO PELA JUVENTUDE 1
O resultado eleitoral em Candiota demonstrou que a comunidade optou pelo novo. Este novo também está compreendido na idade. A começar pelo prefeito e vice eleitos: Adriano dos Santos (PT) tem 41 anos e o seu vice Gil Deison Pereira (PTB) tem 34. Ambos, apesar de terem concorrido a vereador, nunca haviam se elegido. O vereador mais votado do município nestas eleições foi Fabrício Moraes, o Bibi (PMDB), que tem apenas 23 anos e também é eleito pela primeira vez.

OPÇÃO PELA JUVENTUDE 2
Ainda, a nova câmara de vereadores, terá Fabiano Oswald e Fernanda Santos (PT) ambos com 33 anos e novatos no Legislativo, assim como Dinosane Pech e Claudivan  Brusque (PSDB), com 40 e 35 anos, respectivamente. Obtiveram votações importantes ainda os candidatos a vereadores pela primeira vez Sérgio Marques e Thauana Muller (PDT) de 37 e 27 anos, Michel Feijó e Adriano Revelante (PMDB) de 32 e 40 anos e, Josuelem Duarte (PSDB) com 28 anos.

CARREATA DA VITÓRIA
A coligação Para Candiota Continuar Avançando (PT, PTB, PCdoB e PSB) – vitoriosa nas eleições municipais, realiza neste domingo, 9, uma grande carreata para comemorar a vitória nas urnas no último dia 2. A concentração começa às 14h30 no final da rua 20 de Setembro, na Vila Operária.

SINE DE CANDIOTA
Coincidência ou não, dois vereadores eleitos nestas eleições, uma vereadora em Candiota e outro em Bagé, trabalharam este ano no Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Candiota. Fernanda Santos (PT) foi eleita com 220 votos na Capital Nacional do Carvão e Ronaldo Hoesel (PTB) com 926 votos na Rainha da Fronteira. Vale lembrar que Ronaldo foi vice-prefeito de Hulha Negra logo após a emancipação (1993-1996).

VEREADORES EM CANDIOTA
Logo após o resultado final das eleições em Candiota, chegou a se cogitar a possibilidade do PT ter um quinto vereador eleito na cidade. Mas os números não deixam dúvidas que a possibilidade não se concretiza. Ela foi levantada porque os 117 votos do candidato Fabiano Aquere (PTB) não foram computados, porque o TRE-RS ainda precisa deferir a sua candidatura (mesma situação vivida pelo vice-prefeito eleito Gil Deison Pereira). O fato é que esta votação não modifica o quadro de quociente eleitoral alcançado.

CLIMA EM PINHEIRO
O TP acompanhou na terça-feira, 4, a sessão ordinária da câmara de vereadores de Pinheiro Machado, que experimentou o maior índice de renovação na região. Dos nove atuais, apenas dois foram reeleitos dos sete que tentaram (dois concorreram a prefeito e vice). O clima não era de velório como se esperava. Claro não era de carnaval também. Todos os vereadores realizaram considerações a cerca do resultado e fizeram questão de parabenizar ganhadores e perdedores.

papoROGÉRIO EM PINHEIRO
O candidato derrotado nestas eleições, vereador Rogério Moura (PSB), ocupou a tribuna (foto) para agradecer os 3.130 votos que fez no pleito de domingo, 2, assinalando que fez uma campanha limpa e honesta e que se orgulha disso. Ponderou que não prometeu nada que não fosse possível fazer e por isso está com a consciência tranquila e sentimento de dever cumprido. Rogério também analisou que o seu partido saiu fortalecido, quando manteve duas cadeiras na câmara e a coligação elegeu quatro parlamentares ao todo, sendo um deles o mais votado da eleição. Por fim, Rogério apenas lamentou o fato da cidade estar tão abandonada, numa crítica direta ao prefeito Felipe da Feira (PTB), que era seu apoiador durante o pleito.

UNIÃO EM PINHEIRO
Reeleito para seu quarto mandato de vereador, Jaime Lucas (PMDB), foi, juntamente com Renato Rodrigues (PSDB), o único a alcançar êxito neste pleito em Pinheiro Machado. Neste sentido, com autoridade, Jaime pediu união de todos os partidos em torno do desenvolvimento da cidade a partir de agora. Ele lembrou a situação difícil que o município passa e que vai precisar de unidade para superar este momento. Chamou a atenção para a realização da maior festa da cidade e uma das maiores da região, a Feovelha, em janeiro de 2017, e que deve ser abraçada por todos.

FOLADOR 1
Um dos grandes responsáveis pela vitória eleitoral no domingo passado na cidade, o prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador, é só elogios ao prefeito e vice eleitos, Adriano dos Santos e Gil Deison Pereira. Folador também analisa o processo. “Candiota, em 2008, escolheu mudar. Nós, todos nós, mudamos. O desafio de manter e avançar nas mudanças veio novamente. Nós suamos muito, batalhamos e por vezes vencemos. Foram vários desafios, dos quais nunca fugimos. O povo de Candiota, generoso como é, decidiu. O meu, o teu, o nosso projeto seguirá em frente com dois jovens. Dois amigos. Dois gestores comprometidos com o bem comum. Adriano e Gil Deison, meus mais sinceros votos de felicidades nessa nova etapa que em breve iniciará. Muito trabalho, humildade e fibra. Vocês me orgulham. Candiota no rumo certo. Obrigado, e uma feliz semana a todos nós”, escreveu em seu Facebook.

FOLADOR 2
Folador revelou à coluna que pretende desde já realizar a transição de governo, fazendo com que a equipe que assumirá em janeiro, se aproprie o máximo possível de todas as situações antes de assumirem de fato e de direito.

Comentários do Facebook