Papo de Redação 08/01/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

DARIO LASSANCE 1
A Prefeitura de Candiota, num esforço bem importante (para alguns é banalidade, porém já provamos aqui que não é), não chama mais a sede do município (foto) de Dario Lassance em anúncios oficiais. Entretanto, a cultura local ainda é bastante arraigada neste sentido. Os milhares de trabalhadores e trabalhadoras de fora que circulam pelo município se sentem bem confusos. Muitos não sabem ao certo em que cidade estão. Alguns chegam chamar Candiota de Dario Lassance (bom, tem uma propaganda de uma rede famosa de material de construção, que também classifica Dario Lassance como sendo cidade).

DARIO LASSANCE 2
Se sabe perfeitamente da dificuldade da mu­dança de hábito, de esquecer que a localidade não é mais Dario Lassance e sim Candiota. Entretanto, imaginem esses trabalhadores (usando o fato como exemplo), voltando para suas terras natais e dizendo que estiveram em Dario Lassance e não em Candiota. Parece bobagem, mas a definição de onde é a cidade vai identificar Candiota como um centro urbano de fato e a partir dali termos uma cidade. Do contrário, o município estará fadado a uma confusão eterna, que não determinará um desenvolvimento urbano mais claro e que não atrai as pessoas em fixarem moradia. E quanto a Vila Residencial, João Emílio, São Simão e Vila Operária? Estes são distritos urbanos e assim deveriam ser tratados, inclusive com legislação espe­cífica neste sentido.

CORREIOS EM CANDIOTA
Devido a esta indefinição e confusão, Candiota vive um absurdo em relação a agência dos Correios, que fica localizada, pasmem, a 10km da sede do mu­nicípio, ou seja, do centro. Não há registro no Brasil que alguma cidade tenha uma aberração deste tipo. A cidade de Candiota (antigo Distrito de Dario Lassance), onde está a Prefeitura, os bancos, o comércio em ge­ral, ou seja, o centro nervoso de tudo, possui apenas um postinho mantido a duras penas pela Prefeitura. Para se ter uma ideia, Sedex e Carta Registrada só podem ser despachadas até às 11h30 ou 12h no má­ximo. Depois deste horário somente na Vila Operária, o que significa 20km entre ida e volta (e se tempo é dinheiro…). Mais chato ainda é que a sede do muni­cípio não possui entrega domiciliar (carteiro) e toda a correspondência precisa ser retirada no postinho.

CÂMARA DE CANDIOTA
Outra controvérsia é a sede do Legislativo tam­bém ser a 10km da cidade, assim como a Secretaria de Obras. A Secretaria de Educação, felizmente, está sendo deslocada para o centro. Também é preciso deslocar a rodoviária e no futuro próximo o Pronto Atendimento 24h.

VOTAÇÃO EM CANDIOTA
Finalmente o projeto de lei nº 118/2018, que autoriza o município a contratar junto a Caixa Eco­nômica Federal (CEF), um crédito de cerca de R$ 5 milhões, que serão investidos em infraestrutura urbana e rural, irá a votação nesta quarta-feira (9), às 17h, na Câmara de Vereadores. A coluna arrisca que o projeto será aprovado por unanimidade.

ÁGUA EM CANDIOTA
Os ajustes que foram feitos na Vila Operária, com aumento do volume de captação de água bruta, parecem ter dado resultados positivos, pois com o calorão que fez neste fim de semana, pelo menos que se tenha notícia, não houve falta de água na região, que também compreende os bairros São Simão e João Emílio. A população vivia um drama com a falta de água. Contudo, o que as comunidade da chamada região norte de Candiota aguardam mesmo são as obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que deve resolver em definitivo o problema.

ÁGUA EM HULHA
Historicamente, a cidade enfrenta problemas com falta de água no verão. Abastecida por poços artesianos – que possuem sérias limitações -, a sede de Hulha Negra vive este drama. A solução está na barragem da UTE Pampa Sul, com instalação de uma ETA na Trigolândia. Na última semana, a Prefeitura estabeleceu um racionamento das 13h às 17h.

DIRETORES EM PINHEIRO
Na manhã desta segunda-feira (7), em contato com o chefe de gabinete da Prefeitura de Pinheiro Machado, Marcelo Mesko, foi atualizada a situação da escolha dos diretores das escolas municipais. Segundo informou, faltava apenas a decisão para um dos educandários. “Entre hoje e amanhã deverão ser publicadas as portarias e, na sequência, as novas equipes já começam a trabalhar”, disse.

UNIÃO EM PINHEIRO
Depois de diversos conflitos entre Executivo e Legislativo de Pinheiro Machado, buscando unir forças, o novo presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Garcia (PDT), começou sua gestão visitando o gabinete de Zé Antônio acompanhado do secretário Wilson Lucas (PDT). “O objetivo era traçar metas em busca de soluções para os tantos problemas que o município enfrenta”. Há tempos Mateus reitera que, mais do que nunca, é tempo de união entre os poderes.

DÍVIDAS DO DAEB
O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) abre neste sábado (12) para negociação de dívidas em condições especiais. A autarquia estará funcionando das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Serão oferecidas duas modalidades de renegociação de débitos de dívida ativa: exclusão total da multa e dos juros, se o pagamento integral for feito em parcela única, ou parcelamento em quatro vezes, sendo as três primeiras parcelas o valor do débito e a última parcela a soma dos juros e multas. Neste último caso, se as três primeiras parcelas forem pagas em dia, a última parcela não será cobrada. As condições espe­ciais estão baseadas na Lei Municipal nº 6.022/2018 e seguem valendo até o dia 24 de janeiro. O Setor de Atendimento ao Público do Daeb fica na rua Marechal Deodoro, 451, centro.

Comentários do Facebook