Papo de Redação – 08/05/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

ADRIANO EM REDE NACIONAL
Na edição desta terça-feira (5) do Jornal Hoje, da Rede Glo­bo, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, fez uma participação falando sobre os impactos da estiagem para os moradores do interior do município. Na oportunidade, a falta de chuvas na cidade de Hulha Negra também foi citada. Além da pandemia, o Rio Grande do Sul vem sofrendo as consequências da seca. A falta de apoio estadual e federal para combater a crise no campo é queixa constante entre os prefeitos da região.

VOLTA EM CANDIOTA
A vereadora Andréia Rangel (MDB), que estava afastada da Câmara de Candiota desde janeiro deste ano por questões de saúde, voltou a assumir seu mandato no último dia 30 de abril, contudo foi na segunda-feira (4), que ela retornou a ocupar a tribuna do Legis­lativo, durante a sessão ordinária. No período de licença médica de Andréia, quem atuou em seu lugar foi o primeiro suplente do MDB e presidente do partido no município, Adriano Revelante (ele era o segundo suplente, mas houve a renúncia do então primeiro suplente Marco Dal Molin).

CASO ZERO EM BAGÉ
Chamado de “caso zero” do novo coronavírus em Bagé, o médico Jorge Moussa, gestor da Santa Casa de Caridade, saiu do Centro de Terapia Intensiva (CTI) nesta semana. De acordo com o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ricardo Necchi, “ele está no quarto do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, bem melhor”, disse. Moussa havia chegado de viagem do Rio de Janeiro e acabou testando positivo para a doença alguns dias depois. Desde 19 de março, quando positivado o exame para Covid-19, outros pro­19 pro­fissionais da área acabaram sendo infectados. A Rainha da Fronteira chegou a ser a 3ª cidade do Estado com mais contaminação e hoje já ocupa a 10ª colocação.

ELEIÇÕES EM HULHA
Mesmo que a realização das eleições esteja indefinida, as articulações seguem bombando. Em Hulha Negra, o PTB, segun­do uma fonte confiável, se prepara ser vice na chapa de oposição do encabeçada pelo PT. Os nomes cogitados são do ex-vereador André Araujo, o Bexiga, e da vereadora Elisangêla Coitinho, a Mana do Araujo, Mu­tuca. Para encabeçar a chapa, o PT deve realizar uma prévia entre o ex-prefeito Fernando Campani e o ex-secretário Marino de Bortolli. Esta composição irá enfrentar a chapa que atualmente habita o paço municipal, o prefeito Renato Machado (Progressistas) e o vice Igor Canto (PDT).

CONSIGNADO EM PEDRAS
A Prefeitura de Pedras Altas entregou na quarta-feira (6), ao Banrisul, o termo de adesão do município à prorrogação da cobrança por operações de crédito consignado dos funcionários do município. O prefeito Bebeto Perdomo assinou a medida, que foi tomada em solidariedade ao momento difícil que o país e o Rio Grande do Sul enfrentam durante a pandemia do coronavírus. Serão beneficiados servidores municipais vinculados às prefeituras, câmaras municipais e institutos de previdências que possuam convênio de crédito consig­nado com o Banco. A suspensão dos pagamentos deve acontecer nos meses de junho, julho e agosto. Assim, de acordo com o Banrisul, ao solicitar a prorrogação, o banco fará uma nova operação no valor das três parcelas, adicionados 90 dias de carência, para que o primeiro desconto em folha aconteça no mês de setembro de 2020.

PONTE EM PEDRAS
A Secretaria de Obras de Pedras Altas concluiu a reestru­turação da ponte e cabeceiras de madeira do Arroio Mau. A antiga ponte estava danificada devido às fortes chuvas de outubro de 2019. A reestruturação contou com a cooperação dos moradores e produtores rurais que precisam do local em condições para o escoamento da produção. “Essa é a vigésima ponte do interior do nosso município que reformamos em 3 anos e 4 meses de governo, sendo todas feitas com a competência e comprometimento dos nossos colegas funcionários públicos municipais e com recursos próprios do município”, explicou o prefeito Bebeto Perdomo.

OS PERIGOS DA INTERNET
Precisamos cuidar o que lemos nas redes sociais e na internet em geral. Qualquer um (olha bem, qualquer um) pode criar um blog e afins para (tentar) iludir uma comunidade de que aquilo se trata de um veículo de comunicação. Vai algumas dicas para não cair em armadilhas: *Verifique se não há partidos políticos por detrás. *Se não é feito em gabinetes de vereadores, usando a máquina pública, sem gerar um centavo de impostos, quanto mais empregos. *Busque saber se possui CNPJ e é legalizado, recolhendo aos cofres públicos tudo que uma empresa de comunicação precisa honrar para fun­cionar. *Tente descobrir se os responsáveis possuem credenciais profissionais para atuar no ramo da comunicação. *Apure se estas iniciativas não cometem crimes diários, copiando e plagiando mate­riais e imagens com direitos autorais. *Se certifique que não é pura politicagem e ilegalidade com maquiagem de imprensa.

LUTO EM CANDIOTA
Nesta semana, Candiota perdeu dois dos seus emancipa­dores. Na segunda-feira (4), faleceu o agricultor Maurício Beck (foto), aos 78 anos. Morador de Candiota, Maurício foi membro da Comissão de Emancipação na Subco­missão de Finanças. Já nesta quarta-feira (6), faleceu em Santa Maria, o aposentado da Com­panhia Riograndense de Mineração (CRM), Paulo Guedes, que foi integrante como suplente do Conselho Fiscal da Comissão que emanci­pou Candiota de Bagé.

Comentários do Facebook