Papo de Redação 11/12/2018

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

CIDEJA
O prefeito de Candiota Adriano dos Santos (PT), conforme havia adiantado a coluna, foi reeleito para mais dois anos (2019-2020) de mandato como presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). A eleição aconteceu durante Assembleia Geral Anual da entidade realizada na última sexta-feira (7), na Câmara de Vereadores de Aceguá. Na vice-presidente ficou o prefeito de Aceguá, Gehard Martens (PSDB), o Dr. Geraldo, e na tesouraria permaneceu o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado (PP).

ABATEDOURO REGIONAL
Durante a assembleia do Cideja, que ocorreu na última sexta-feira (7), no Aceguá, o prefeito Zé Antônio levantou a pauta sobre a regionalização do abatedouro de Pinheiro Machado. Na oportunidade, ele apresentou aos demais o presidente do Núcleo de Criadores de Ovinos, Mário Alfredo de Lima, e o sócio diretor, Solano Cardoso. A iniciativa visa o fortalecimento socioeconômico dos municípios da região.

ABATEDOURO REGIONAL 2
Em conversa com o TP, Solano Cardoso disse que a ideia foi recebida com entusiasmo pelos prefeitos do consórcio. Além disso, informou que, ainda nesta semana, se reunirá com cada um dos gestores para saber o que cada município está pronto para produzir. “Já estamos trabalhando com teste piloto para criarmos aves de corte e assim montarmos um abatedouro de aves voltado para abastecer e incluir na merenda escolar de cada município.Além disso, temos um projeto de psicultura e hortifruti”. Para ele, isso é apenas um começo da expansão do desenvolvimento regional.

REVIRAVOLTA EM CANDIOTA 1
Eleição de mesa diretora de câmara de vereadores não se pode cravar resultados e sempre tem alguma surpresa. Na última semana, com base numa informação de bastidores, a coluna comentou que o candidato da bancada do PT para a presidência do Legislativo em 2019 seria o vereador Fabiano Oswald e que este provavelmente seria eleito, pois tinha os votos da maioria (quatro do PT e mais um do vereador Guilherme Barão do PDT). Contudo, o vereador Danilo Gonçalves, também do PT, é quem foi eleito nesta segunda-feira (10). Ele não se sentiu contemplado com a candidatura de Fabiano e se lançou candidato, compondo com os quatro vereadores de oposição (dois do MDB e dois do PSDB).

REVIRAVOLTA EM CANDIOTA 2
O prefeito Adriano dos Santos havia participado das negociações até certo limite, quando se acertou que o vereador Ataídes da Silva (PT), que também pleiteava a presidência, assumiria em 2019 a Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar. Em seu lugar, caso se confirme a saída de Ataídes do Legislativo para o Executivo, pode assumir o terceiro suplente Ronaldo Montes (PT) ou o quarto Darlan Oliveira (PSB), que nas últimas eleições coligou com o PT nas proporcionais.

REVIRAVOLTA EM CANDIOTA 3
Em conversa com a coluna, o prefeito disse que quando houve o desacerto, ele se retirou das negociações. “Só sei dizer que o presidente é do PT”, desconversou Adriano, deixando claro que não ia tomar lado e que essa era uma questão para a bancada do PT resolver em nível de Legislativo.

REVIRAVOLTA EM CANDIOTA 4
Ainda é dúvida como será o comportamento de Danilo, porém se aposta que ele siga sendo da base do governo e que a articulação com a oposição tenha sido pontual. De forma geral, a atitude de Danilo é desaprovada internamente no PT, contudo há setores que apoiam a manobra. De qualquer maneira, o fato foi uma vitória da oposição no Legislativo, que há bem pouco tempo havia perdido a hegemonia com a saída do PDT da chamada Frente de Oposição. Nos bastidores se comenta que o acerto de Danilo para ser presidente em 2019 já levou em conta a eleição da mesa para 2020, quando a presidência ficará com o PSDB e muito provavelmente com o vereador Dinossane Pech. Assim, de forma não convencional, todos os partidos com acento nesta Legislatura, terão presidido a Câmara por um ano.

SEGURANÇA EM CANDIOTA
Seria importante dar sequência ao debate sobre segurança pública em Candiota iniciado com a Brigada Militar recentemente e fazê-lo também com a Polícia Civil, como ficou acertado. É importante ouvir o delegado regional Luis Eduardo Benites, evidenciando a ele as dificuldades que nossa Delegacia de Polícia enfrenta, como falta de efetivo, a ausência de plantões e de um delegado titular. Aliás, o delegado Benites é super solícito quando chamado pelas comunidades.

TELEFONIA E INTERNET NA REGIÃO 1
O empresário paulista e pinheirense Luiz Eduardo Batalha, reclamou durante a entrevista exclusiva que deu ao TP sobre o início das obras da indústria de pellets em Pinheiro Machado, da falta de qualidade da telefonia e internet na região. Conforme ele, recentemente ele enfrentou muita dificuldade para realizar uma teleconferência com empresários alemães.

TELEFONIA E INTERNET NA REGIÃO 2
Ele sugeriu que se os políticos da região quiserem ajudar ainda mais o projeto da indústria, esta questão da telefonia e da internet seria uma ótima bandeira, no sentido de pressionar as operadoras a qualificar o atendimento.

IPVA 2019
O governo do Rio Grande do Sul decidiu antecipar o calendário de descontos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Quem pagar o tributo até o dia 28 de dezembro terá abatimento de 3%, sem reajuste da unidade padrão-fiscal (UPF), segundo a Secretaria Estadual da Fazenda. Nos outros anos, essa possibilidade ia até o primeiro dia útil do ano seguinte. Além disso, a partir de 2019, a UPF deve ser reajustada. Se o contribuinte tiver direito aos benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução no primeiro prazo de quitação poderá chegar a 25%. O governo manteve a possibilidade de pagar o IPVA em até três vezes. A primeira parcela vence no dia 31 de janeiro. E as demais, nos últimos dias úteis de fevereiro e março.

MESA DIRETORA EM PINHEIRO
Diante da proximidade da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, o atual presidente, Jaime Lucas (MDB), comentou sobre seu posicionamento. “Em respeito aos oito colegas que votaram em mim quero ficar neutro neste assunto. O MDB não fará parte de nenhuma das chapas”, afirmou. Para a gestão 2018-2019, ao que tudo indica, Mateus Garcia (PDT) deve disputar a presidência contra Fabrício Costa (PSB).

13º EM PINHEIRO
O Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado (SiMPiM) informou que nesta quarta-feira (12) estará disponível a metade do 13º salário para todos os funcionários públicos municipais – ativos, inativos e pensionistas. Na última semana, membros do Executivo estiveram no Banrisul em busca de um empréstimo para quitar os valores do benefício.

Comentários do Facebook