Papo de Redação 12/JUN/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

SEDE DA CRM NA CAPITAL 1

O diretor-presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), engenheiro Melvis Barrios Júnior, esteve esta semana em Candiota, quando, entre outras atividades, conversou com o TP – fato que rendeu a matéria principal desta edição sobre a venda ou repasse do prédio da antiga Sociedade Recreativa Mina de Candiota (SRMC), que era popularmente chamado de Clube de Lassance. Dentro do contexto da estatal em se desfazer de imóveis, o jornal perguntou ao executivo sobre uma possível transferência da direção da empresa de Porto Alegre para Candio­ta. A questão é pertinente, porque a CRM só possui uma unidade produtiva no RS, que é a Mina de Candiota, o que suscitaria não ter mais necessidade de um prédio e uma direção na capital.

SEDE DA CRM NA CAPITAL 2

Melvis foi enfático ao defender a permanência da direção no prédio da rua Botafogo nº 610, no bairro Menino Deus (foto). Segundo ele, os 40 funcionários e a manutenção do local não geram altas despesas e que há a necessidade da gestão da estatal permanecer em Porto Alegre, especialmente em função do processo de privatização em curso. Na conversa com o TP, Melvis anunciou que a unidade de Minas do Leão foi praticamente desativada, sendo que 23 dos 29 funcionários remanescentes foram transferidos para a Mina de Candiota.

FUTURA CÂMARA DE CANDIOTA 1

Em evoluindo as negociações da CRM com a Prefeitura em relação ao prédio do antigo Clube de Lassance, o local se torna perfeito para abrigar num futuro breve a Câmara de Verea­dores da cidade, que hoje está distante do centro cerca de 10km, localizada na Vila Operária – se mostrando totalmente disfuncional e geograficamente incorreto.

FUTURA CÂMARA DE CANDIOTA 2

Sem envolver custos tão elevados, a reforma e adaptação do prédio do antigo clube para que seja a sede do Legislativo candiotense, pode ser uma parceria com o Executivo, sendo que a Prefeitura, ao abrir mão do IPTU pago pela CRM anualmente (cerca de R$ 60 mil) para ter o prédio, pode receber em troca anualmente parcelas em valores semelhantes como pagamento da Câmara de Vereadores, que economizará de seu duodécimo.

ELEIÇÕES 2020

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), minis­tro Luís Roberto Barroso, conversou na última semana com os epidemiologistas Paulo Lotufo, da Universidade de São Paulo, e Ana Ribeiro, do Observatório Covid-19, para ouvir sugestões so­bre cuidados para a realização das eleições municipais. Também participaram da reunião virtual o físico Roberto Kraenkel, espe­cialista em estatística de epidemias, e o biólogo Átila Iamarino. O ministro Luís Roberto Barroso está em contato com sanitaristas, epidemiologistas e biólogos para angariar informações acerca das medidas de segurança que terão de ser tomadas para a realização das eleições. Os dados obtidos nessas reuniões serão compila­dos e apresentados aos ministros da Corte e aos presidentes do dos Senado Federal e da Câmara dos Deputados – uma vez que cabe ao Congresso Nacional decidir sobre eventual adiamento das Eleições 2020.

REUNIÃO VIRTUAL EM CANDIOTA

Dentro do novo normal, a executiva municipal do PT – par­tido que governo Candiota há três mandatos seguidos, realizou nesta terça-feira (9), via plataforma Zoom, a sua reunião partidá­ria de forma virtual. A sigla postou a seguinte mensagem em sua página no Facebook: “Em meio a pandemia mundial que estamos passando, o Partido dos Trabalhadores de Candiota segue se adaptando a este período de cuidados. Mas a luta não pode pa­rar, seguimos com a nossa marca história do bom debate coeso e coletivo com a companheirada! Portanto, tão logo estaremos abrindo o debate com toda a militância que queira participar desta construção. Somente o diálogo coletivo e popular fortalece a luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras!”. A medida, além de ir ao encontro da realidade atual, também se alinha a possibilidade que a Justiça Eleitoral abriu de realização de convenções virtuais para a escolha dos candidatos à prefeito, vice e vereadores.

CISTERNAS EM CANDIOTA

O vereador Claudivan Brusque (PSDB) cobrou agilidade nas obras de construção de cisternas no meio rural de Candiota. Por sua vez, a vereadora Giselma Pereira (PT) convocou uma representação do Consórcio Público Intermunicipal de Desen­volvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) para que compareça na Câmara na próxima segunda-feira (15) para explicar o andamento das obras, já que o programa é regional e fruto de convênio do consórcio com o governo federal.

ANIMAIS EM CANDIOTA

Muitos registros nas redes sociais, enviados ao jornal e é visível o aumento da presença de animais, especialmente equinos, ocupando espaços públicos em locais urbanos de Candiota. É  sem­pre a mesma lógica: a Prefeitura afrouxa um pouco a fiscalização e os proprietários se aproveitam.

QUADRO EM PEDRAS ALTAS

A disputa interna no PT de Pedras Altas pode ter outros desdobramentos. O ex-vice-prefeito Giovani Friedrich – uma das lideranças mais expressivas do partido localmente, já realizou alguma movimentação, que pode alterar o cenário. Ele ficou de expor seu posicionamento ao TP.

AZEITE BATALHA

O azeite Batalha, produzido na estância Guarda Velha, na Serra dos Veleda, em Pinheiro Machado, acaba de receber dois novos prêmios. Desta vez, o azeite Batalha Frutado e o Batalha Black trazem ao Brasil duas medalhas de ouro, conquistadas no concurso Internacional Extravirgem Oil Competition do Japão (Olivejapan) 2020.

Comentários do Facebook